Como chegamos um pouco tarde na Pousada Malacara, deixamos para conhecer os cânions no dia seguinte, domingo. Resolvemos ir ao Parque Nacional de Aparados da Serra nos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, pois na segunda-feira eles estariam fechados. E lá fomos nós…

 

canions1 canions3 canions2

Fomos primeiro ao Cânion Fortaleza, que fica a cerca 55 km de Praia Grande. Ele tem esse nome pois os paredões se parecem com imensas muralhas, lembrando um forte, daí o nome Fortaleza. A estrada não é totalmente asfaltada e a subida é um pouco difícil, ainda mais com o tempo úmido e fechado.

A entrada é gratuita. Há duas trilhas, a do Mirante e a da Cachoeira do Tigre Preto.

A paisagem é maravilhosa, com gigantescos paredões de pedra. Seguindo dai, fomos até o topo, cerca de 1,5 km de caminhada, de onde se vê o cânion praticamente inteiro.

Chegando ali, não há como dar uma olhadinha e sair. A gente fica contemplando mesmo, admirando a natureza. As fotos ficaram lindas, mas ver tudo aquilo pessoalmente é muito melhor.

canions4 canions7 canions6 canions5

Nestas fotos estávamos subindo para chegar ao topo, é uma subida relativamente fácil, pouco cansativa.

canions8 canions10 canions9

 

Como já disse antes, a visão ao vivo é sensacional, de tirar o fôlego. Ao todo são cerca de 5.800 metros de comprimento, cerca de 2.000 metros de largura e em média 600 metros de profundidade.

 

Próximo cânion? Itaimbezinho. Em breve.

 

 

 

Deixe uma resposta