E o dia de visitar o cânion começou com chuva, mesmo assim resolvemos arriscar. Chegando ao Parque Estadual do Guartelá, pegamos as informações necessárias e lá fomos nós, eu de guarda-chuva e o Jefferson de jaqueta impermeável.

O cânion Guartelá é o sexto maior cânion do planeta (em extensão) e o mais longo do Brasil, o Rio Iapó passa por ele e foi, ao longo do tempo, escavando o cânion, que hoje tem cerca de 30 km de extensão e paredões de até 450 metros, em alguns deles podemos ver lindas cachoeiras.

Há duas trilhas para visitar o Parque, sendo que uma delas te leva diretamente ao cânion, chamada de trilha básica (sem necessidade de guia) com 5 km de extensão e a trilha completa (precisa de guia) com 8 km. Como estava chovendo muito, resolvemos fazer a trilha básica.

O início da trilha é de descida, cerca de 3 km pelo que nos informaram. Pra baixo todo santo ajuda né? Enfim, descemos a ladeira e entramos na trilha da mata, que é bem demarcada e limpa.

guartela1 guartela4 guartela3 guartela2

 

Logo chegamos ao mirante do Rio Iapó, onde é possível ver parte do cânion. Pena que o tempo estava tão fechado, ainda assim nos rendeu lindas fotos.

guartela5 guartela13 guartela12 guartela11 guartela10 guartela9 guartela8 guartela7 guartela6

Lugar lindo demais, vale totalmente a visita (mesmo com chuva). Não passamos vontade de ficar ali admirando a paisagem.

 

Saindo do mirante, voltamos um pedaço da trilha e fomos para a trilha da cachoeira da ponte de pedra, que infelizmente estava fechada devido ao mau tempo e para a trilha do panelão do sumidouro, que são buracos na pedra, onde cabe uma pessoa em pé e a água do riacho vai passando e mantendo o buraco cheio de água. Mas…. também devido ao grande volume de chuva, o riacho estava muito cheio e não deu pra ver os panelões… mais um motivo pra voltar!!!

guartela14 guartela15

Esses são os lugares onde estão os panelões, que não estão visíveis de tanta água.

Abaixo, é o início da trilha e euzinha, de guarda-chuva. Pra finalizar, vou contar uma coisa pra vocês… me diverti muito nesse fim de semana, vou voltar pra lá assim que puder, mas como quero ver com sol, vou consultar a previsão do tempo antes. Abraços e até a próxima!

 

guartela16 guartela17

 

Deixe uma resposta