Você conhece Urubici?

Urubici fica na Serra Catarinense e é uma cidade bem aconchegante. Sim, aconchegante… lindos lugares para visitar, clima propício a um bom vinho, uma boa refeição. A cidade é pequena, mas tem ótimas pousadas e restaurantes.

Pra falar a verdade, nunca tinha ouvido falar nessa cidade. Um dia, folheando uma revista de turismo italiana, vi uma foto de uma estrada linda, cheia de curvas. Fiquei encantada e resolvi “tentar” ler a matéria, pois não falo nada de italiano, imagine ler. Enfim não foi tão difícil e logo percebi que se tratava de uma cidade brasileira, em Santa Catarina. Ok, busca na internet. Achei fácil o local exato e já começamos a nos programar para conhecer. A data? Férias de julho, em pleno inverno. E fomos… a primeira vez foi em 2008, voltamos várias vezes depois disso, sempre levando alguém pra conhecer.

 

I

urubici2

Nosso primeiro passeio foi no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, que no ponto máximo tem 1.822 metros de altitude. O lugar é incrível, realmente maravilhoso. No inverno registra temperaturas negativas, sendo que em 1996 foi registrada a temperatura de 17,8 graus negativos. Realmente é muito frio, o vento é cortante de tão gelado, mas vale a pena cada segundo. Como já fomos várias vezes, já tivemos tempo seco e com sol (mas muito frio) e também tempo fechado, chuvoso e frio! No inverno é comum encontrar o solo congelado. É onde está um dos cartões postais da Serra Catarinense, a Pedra Furada, que é uma formação natural de rochas com uma abertura no centro. Lindo!!!!

urubici3 urubici6 urubici5

I

 

No Morro da Igreja está sediada uma base da aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

I
Uma das vezes em que fomos lá, resolvemos ir ao Morro da Igreja à noite, mas estava fechado na primeira porteira, por razão de segurança. Pelo que ficamos sabendo, é comum as pessoas irem ao Morro à noite, ou então bem cedinho, porque se tiver sorte no dia, pode ver a neve caindo. Mas o frio é tão intenso, que nem dá vontade de sair do carro.

Saindo dali, dá pra conhecer a Cachoeira Véu da Noiva, que já chegou a congelar algumas vezes.

 

urubici8

Próxima parada, Serra do Corvo Branco!

 

Deixe uma resposta