Caminhos de Pedra, um roteiro mergulhado na história italiana
Quando comecei a planejar nosso roteiro de férias, acessei o site da prefeitura de Bento Gonçalves e foi quando achei o roteiro Caminhos de Pedra e outros pontos turísticos da região. Comecei a pesquisar e já incluí este passeio em nosso itinerário.
Caminhos de Pedra, um roteiro mergulhado na história italiana
O roteiro Caminhos de Pedra está localizado em Bento Gonçalves. Começou a ser planejado em 1987, após a realização de um levantamento do acervo arquitetônico da região, quando foi constatado o potencial turístico na área.
Apesar das construções estarem esquecidas e abandonadas, tinham seu valor histórico e cultural, o que foi percebido pelos idealizadores do projeto. Então, algumas casas foram então restauradas, outras recuperadas do estado em que estavam e em 1992 iniciaram-se as primeiras visitações, que foram um sucesso resultando no roteiro que visitamos e que ainda está em expansão.
Nosso passeio no roteiro
Como era feriado no dia em que fomos, havia muito movimento, tanto de turistas como de moradores da região que foram realizar o passeio. Mas conseguimos visitar vários estabelecimentos e, além destes, há diversos outros que podem ser conhecidos no site do empreendimento ou pessoalmente, é claro.
Pontos de Visitação
Casa Rhigesso
Nossa primeira parada foi na Casa Righesso, que foi construída em 1889. É uma belíssima construção, toda em pedra basalto. Foi a primeira casa a receber turistas, em 1992, no que se tornaria o Caminho de Pedras. Atualmente o local é um restaurante, o Casa Ângelo.
Casa Nona Ludia
Depois seguimos para a Casa Nona Ludia, que foi construída em 1880. Mais uma bela construção, toda em pedra. Segundo a história, em 1930 toda a casa foi rebocada, sendo descaracterizada. Mas com a revitalização do local, a casa foi restaurada e voltou a ter seu charme em pedra. Hoje o local é um restaurante, o Casa Nona Ludia.
Uma curiosidade do local é a grande árvore ao lado da casa, que tem uma espécie de gruta na parte de baixo, nas raízes. Segundo a história local é a de que a gruta serviu de moradia para os primeiros imigrantes, até que sua casa fosse construída.
Moinho Bertarello
Passamos pelo Moinho Bertarello, mas não foi possível parar devido ao grande movimento no local. Ele foi construído em 1910, sendo que originalmente o moinho era movido por duas rodas d´água. Mais tarde, já em 1977, foi desativado e transformado em depósito, até que em 1989 foi reativado e passou a integrar o Caminhos de Pedra.
Casa das Massas e Artesanato
Continuamos o passeio e fomos até a Casa das Massas e Artesanato, que foi construída em 1910, originalmente em Farroupilha. Tempos depois, ela foi desmontada e remontada no Caminhos de Pedra e hoje abriga a loja de massas, biscoitos, artesanatos e lembranças. A cozinha é no local mesmo, onde tudo é feito artesanalmente. Na parte superior da casa, há um museu onde estão expostas as ferramentas utilizadas para trabalhar com a madeira.
Após provarmos os biscoitos, fizemos umas comprinhas deliciosas para trazer para casa. Se forem até lá, recomendamos que parem na Casa e provem os deliciosos biscoitos. Com certeza vão levar alguns com vocês.
Casa da Tecelagem e Porão de Pedra
A próxima parada foi na Casa da Tecelagem e Porão de Pedra, construído em 1915. A casa foi recuperada em 2008, quando recebeu a casa da tecelagem. No subsolo da casa está o Porão de Pedra, que é uma loja de artigos confeccionados em pedra, como semijóias e utensílios decorativos.
Casa da Erva Mate
Em seguida fomos para a Casa da Erva Mate, que hoje está no local que funcionava o Moinho Cecconello, construído em 1884. A casa da erva mate é como um museu da cultura da erva, mostrando os processos de produção, utilizando a roda d´água. Além disso, é demonstrado o preparo do chimarrão e há degustação e venda dos produtos.
Não chegamos a entrar na Casa da Erva Mate, pois chegamos um pouco tarde e já estava fechada.
Casa das Cucas Vitiaceri
Atravessamos a rua e fomos conhecer a Casa das Cucas Vitiaceri. O porão da casa é a loja onde as deliciosas cucas são vendidas. É possível comer no local mesmo ou levá-las para casa. São cucas doces e salgadas, uma mais gostosa que a outra.
É possível fazer piquenique no local, na parte de trás da casa. Ali são colocados edredons no chão e o piquenique e harmonizado com espumante produzido por eles. Claro que nossa intenção é voltar até lá e fazer o piquenique, que deve ser uma delícia.
Salumeria
Havíamos combinado que nossa última parada no Caminhos de Pedra seria na salumeria e lá fomos nós.
A casa é especializada em salames e queijos. Então conhecemos os tipos produzidos ali e resolvemos provar alguns e tomar uma taça de vinho. Sentamos ao lado da lareira e ficamos ali conversando, tomando um delicioso vinho e comendo o salame que havíamos comprado. E foi bom demais, sem pressa de ir embora.
Parque da Ovelha
É nesse roteiro que está o famoso Parque da Ovelha, que é uma fazenda de ovinos onde são produzidos diversos produtos a base do leite da ovelha e que são vendidos na loja. Além disso, é possível conhecer a fazenda e participar do dia a dia da mesma e dos cuidados com as ovelhas. Não fomos conhecer, pois o local estava bem cheio.
O roteiro Caminhos de Pedra é um lugar muito gostoso de visitar. Além dos locais que contamos para vocês, ainda existem vários outros, que podem ser visitados em um dia. Mas como a gente não queria correr de um lado para o outro, escolhemos alguns locais apenas. Na próxima visita, vamos conhecer os outros pontos de visitação. Se quiser saber mais sobre o Caminhos de Pedra, clique aqui, o site tem todas as informações sobre o local.
Posts Relacionados
Dicas para planejar sua viagem
Sempre que possível planeje ao menos os itens abaixo para sua viagem. Em nosso roteiro em Bento Gonçalves tivemos o cuidado de reservar o hotel pelo Booking. Apesar de termos estranhado a região em que o hotel ficava (não observei o mapa disponível no endereço do hotel) o hotel era exatamente o que tínhamos visto nas fotos.
Hotel – para reservar bons hotéis no local que você vai visitar, recomendamos a utilização do Booking, assim como nós sempre fazemos. Reservando diretamente pelo link disponível aqui no blog, você não paga nada a mais por isso.
Seguro – conheça as melhores opções de seguro viagem para você e sua família na Seguros Promo, onde você pode escolher o seguro que irá se adequar ao seu perfil de viajante. Utilize a seguros promo e se livre de dores de cabeça e complicações em caso de acidentes, perda de mala ou até mesmo de alguma doença. Acesse a Seguros Promo pelo link do blog e não pague nada a mais por isso.
Aluguel de Carro – prefere utilizar carro no seu destino? Nós também. Então conheça as opções de carro na Rentcars, que tem os melhores preços. Reservando diretamente pelo link disponível no blog, você não paga nada a mais por isso.
One Comment
Pingback: