Castelo Eilean Donan
Reino Unido

Castelo Eilean Donan

O Eilean Donan é um castelo que foi construído em uma pequena ilha nas Highlands, Escócia. A ilha está em um ponto onde três lagos marinhos se encontram e a paisagem é belíssima.

Fomos conhecê-lo depois que saímos de Inverness e antes de ir conhecer a Ilha de Skye. Apesar do dia estar nublado e ter uma chuvinha fina, a visita ao Castelo nos deixou encantados.

Quer saber sobre nossa viagem para Inverness, clique aqui.

Se quiser saber mais sobre a Ilha de Skye, clique aqui.

História do Castelo Eilean Donan

O primeiro castelo fortificado da ilha foi construído em meados do século 13 para proteger as terras dos vikings. Ele foi destruído e novamente construído, sendo reformado diversas vezes. O castelo medieval era o maior da história da ilha, com diversas torres e muralhas que praticamente cercavam toda a ilha.

Em 1719 foi parcialmente destruído em uma revolta jacobina. Soldados espanhóis que defendiam a causa jacobita invadiram o local. O castelo foi bombardeado por tropas do governo durante 3 dias, mas como suas paredes eram muito grossas, ele não foi seriamente danificado. 

Mas as tropas invadiram o castelo e derrotaram os soldados espanhóis. Acabaram descobrindo que havia um depósito com muitos barris de pólvora e resolveram explodí-lo para finalizar o bombardeio.

Ficou em ruínas por cerca de 200 anos, até que em 1911 a ilha foi comprada e o proprietário iniciou a restauração do castelo, que ficou pronto em 1932.

O Castelo Eilean Donan

Depois de ser recuperado, o Castelo Eilean Donan foi pronto e sempre foi um local admirado por muitos, pois além de ser um castelo, ele fica em um local privilegiado, ou seja, uma pequena ilha. O cenário é lindíssimo e nos faz lembrar de tantos filmes e histórias.

Castelo Eilean Donan

O castelo é aberto para visitação, mas também é alugado para eventos, principalmente para casamentos. Vários filmes foram filmados no local, entre eles um de James Bond – O mundo não é suficiente.

 

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!