Ilha de Skye e a neblina
Europa,  Reino Unido

Ilha de Skye

A Ilha de Skye entrou em nosso roteiro depois de algumas pesquisas sobre as Highlands. Ficamos encantados com as paisagens que apareciam nas buscas e sabíamos que teríamos que ir até lá para conhecê-la.

Saímos um pouco tarde de Inverness, pois antes fomos passear um pouco pela cidade e alugar o carro. E em nosso roteiro estava programado conhecer o Eilean Donan Castle. Nossa passagem pela ilha ficou incompleta, mas ainda assim, amamos cada pedacinho da ilha que conseguimos conhecer.

Passamos pela ponte e iniciamos nossa pequena jornada. A Ilha de Skye tem 1700 km² e um relevo íngreme e com grandes penhascos e é ligada ao continente pela ponte e por balsas.

No caminho passamos por montanhas, riachos, cascatas, estradas apertadas e casinhas fofas. Um cenário bucólico digno de grandes filmes de época. A neblina deixa o local com um ar misterioso e fascinante.

Nossa primeira parada foi na ponte velha, sobre o Loch Sligachan e depois fomos conhecer Portree. No caminho vimos as famosas vaquinhas peludas de franja, tão comuns nessa região da Escócia e muitas ovelhas chifrudas (rsrsrs).

Infelizmente já eram umas seis horas da tarde e não podíamos ir mais adiante, pois o tempo estava fechado e com neblina. Tinhamos que voltar e viajar até Fort William, onde ficava nosso hotel.

Ponte Velha de Sligachan – Sligachan Old Bridge 

A Ponte Velha de Sligachan é um dos primeiros atrativos da ilha e também um dos cartões postais das Highlands. Ao fundo da ponte é possível ver a Cordilheira Cuillin, então dá para imaginar como a vista é espetacular. 

Não passam carros sobre a velha ponte, apenas pedestres, bem pertinho há uma nova ponte para os carros. 

Estima-se que a ponte tenha sido construída entre 1810 e 1818. Foi construída toda em pedra e possui 3 arcos. Além dos arcos, a ponte possui muitas histórias e também uma lenda… se quiser conhecer, clique aqui para conhecer a Lenda da Ponte Sligachan.

 

Portree

Portree é a capital da Ilha de Skye e tem uma linda vista para uma baía abrigada de águas abertas.

A cidade tem cerca de 200 anos e seu início foi com uma vila de pescadores no início do século 19. Ela é cercada por lindas colinas e no porto há casinhas coloridas que dão um charme todo especial. Subindo a rua do porto, está o “centrinho” da cidade, com igrejas, restaurantes, cafés e o centro de artes que conta com um cinema.

Caminhamos um pouco pela cidade, que tem muitos turistas e descemos até o porto para ver as casinhas coloridas de perto e descobrimos que se trata de um pequeno comércio, com restaurantes, loja de roupas e uma pousada.

Portree é a base para quem quer explorar a ilha, já que está localizada em uma área de fácil acesso para os principais pontos turísticos da Ilha de Skye.

O que não vimos

Fairy Pools

As Fairy Pools ou piscina das fadas, são piscinas naturais com água azul e cristalina no Loch Brittle. Este é mais um local cercado de magia e miséria e as lendas sobre as Fairy Pools remetem a uma linda história de amor entre uma fada e um humano.

 

Old Man of Storr

O rochedo que quem avista de longe parece um velho homem observando a ilha, está situado em um conjunto de rochas chamado Storr e é um dos símbolos da Ilha de Skye. É possível vê-lo da estrada e também fazer uma trilha para chegar ao topo, em uma caminhada de mais ou menos 1 hora e meia (ida e volta).

 

Mealt Falls

Você já viu uma cachoeira que termina no mar? Não sei se há outras, mas a Mealt Falls é uma cachoeira do Loch Mealt, que cai no Kilt Rock (é uma rocha que parece um kilt escocês) e termina no mar. A queda é de 55 metros. Era um dos pontos que eu queria muito conhecer, mas não foi possível desta vez.

 

Quiraing

A Quiraing foi formada por um desabamento da Cordilheira Trotternish, criando altas falésias. É possível acessar o cume fazendo a trilha de 6,8 km de extensão total, que leva em torno de 2 horas ou de carro pela estradinha local (eu com certeza iria de carro mesmo).

 

Neist Point Lighthouse

O Neist Point Lighthouse é um farol situado na ponta mais ocidental de Skye. Do estacionamento até o farol, são 2,2 km de descida e os relatos é de que a vista é algo fora do comum. É possível ver as altas falésias e conforme você chega mais perto do farol a vista é ainda mais deslumbrante.

 

Castelos

A Ilha de Skye tem alguns castelos antigos, sendo que alguns estão em ruínas. 

Dunvegan Castle (castelo preservado)

Armadale Castle (ruínas)

Duntulm Castle (ruínas)

Dunscaith Castle (ruínas)

Caisteal Maol (ruínas).

 

Ainda está na minha lista

A Ilha de Skye ainda está na minha lista, mas naquela de voltar um dia. Por que? Porque tivemos pouco tempo na ilha e eu gostaria de ver tudo por lá, porque o local é um encanto e fascinante. Sou assim, me apaixono por quase todos os lugares que conheço.

 

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!