Vaticano – Basílica de São Pedro

O Vaticano foi realmente uma grande surpresa. Já havia visto várias fotos e tal, mas o que mais me impressionou é a paz que sentimos quando chegamos lá, a sensação de que Deus está presente em cada pedacinho.

Sempre pensei que a riqueza do Vaticano era algo que ia contra os princípios da religião, mas a riqueza é cultural. Toda a história da humanidade e do catolicismo contada através de estátuas, quadros, esculturas. Magnífico…

Fomos no Vaticano duas vezes, em uma delas, conhecemos a Praça e a Basílica de São Pedro, que são imensas. No dia seguinte fomos conhecer os museus do Vaticano.

A Praça de São Pedro foi desenhada por Bernini no século XVII. No centro da praça há um obelisco com cerca de 40 metros que trazido do antigo Egito e dizem que há uma relíquia da Santa Cruz carregada por Cristo escondido no topo.

As colunas que ornamentam a praça tem cerca de 17 metros de altura e acima delas há 140 estátuas de santos, mártires, papas e fundadores de ordens religiosas, que recebem os visitantes. Atualmente, a praça está sendo restaurada.

 

vaticano1 vaticano4 vaticano3 vaticano2

A Basílica de São Pedro tem o formato de uma cruz e possui 45 capelas e 11 altares. O altar central é o Altar Papal onde,na parte inferior, estão enterrados os restos mortais de São Pedro. O lugar é lindo, possui muitas esculturas e estátuas retratando a história da religião católica.

Em toda a extensão da Basílica, tanto do lado direito como esquerdo, no altar papal e também no centro há inscrições da bíblia.

Do lado esquerdo:

DICIT TER TIBI PETRE IESUS DILIGIS ME? CUI TER O ELECTE RESPONDENS AIS: O DOMINE TU QUI OMNIA NOSTI TU SCIS QUIA DILIGO TE
Ele disse pela terceira vez: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Pedro entristeceu-se porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: ‘Amas-me?
E ele disse: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.

Do lado direito:

O PETRE, DIXISTI TU ES CHRISTUS FILIUS DEI VIVI, AIT IESUS: BEATUS ES SIMON BAR IONA QUIA CARO ET SANGUIS NON REVELAVIT TIBI
Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Jesus respondeu: Bendito és tu, Simão, filho de Jonas, porque não és de carne e osso.

No centro:

O PASTOR ECCLESIAE TU OMNES CHRISTI PASCIS AGNOS ET OVES • ΣΥ ΒΟΣΚΕΙΣ ΤΑ ΑΡΝΙΑ, ΣΥ ΠΟΙΜΑΙΝΕΙΣ ΤΑ ΠΡΟΒΑΤIΑ XΡΙΣΤΟΥ
Oh pastor da Igreja, alimenta todos os cordeiros e as ovelhas de Cristo.

No altar papal:

HINC VNA FIDES • MVNDO REFULGET • HINC SACERDOTTI • VNITAS EXORITVR •
Aqui se espalha por todo o mundo a única e verdadeira fé, aqui nasce a unidade do sacerdócio.

 

vaticano5 vaticano8 vaticano7 vaticano6

Acima, a escultura representando Santo André, sendo que abaixo dela está a entrada para a gruta do Vaticano.

vaticano9

Baldaquino de São Pedro, onde estão enterrados seus restos mortais, sendo que acima está o altar papal que foi criado por Bernini. A cúpula da Basílica de São Pedro está acima do Baldaquino.

vaticano10

A Pietá de Michelangelo.

vaticano11

Capela de João Paulo II, abaixo desta capela estão enterrados os restos mortais do Santo Papa.

Fomos também nas grutas do Vaticano que ficam embaixo da Basílica e é o local onde estão enterrados os restos mortais dos papas. Um lugar que nos deixa emocionados pela paz que nos traz. Neste local é proibido tirar fotos.

Para quem ainda tiver disposição, é possível subir na Cúpula da Basílica. Confesso que já estava cansada, mas meu marido e meu filho subiram e não se arrependeram.

vaticano12 vaticano15 vaticano14 vaticano13

Bem pessoal, espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima!

 

Deixe uma resposta