O que ver em Ouro Preto

No final de novembro estivemos em Minas Gerais para o ERBBV e a programação incluía uma visita a linda cidade histórica de Ouro Preto, que é muito famosa por sua arquitetura colonial. Antes de viajarmos, pesquisei muito para saber o que ver em Ouro Preto.

Um pouco de história

A cidade foi fundada em 1711, quando vários arraiais, que foram fundados por bandeirantes, foram unificados.

Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Após a retirada do metal precioso, uma grande parte foi enviada para Portugal, ou circulou de maneira ilegal. O ouro que permaneceu na cidade foi o empregado na ornamentação das igrejas.

Patrimônio Histórico

A cidade foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.

Ouro Preto se tornou conhecida como um “museu a céu aberto”, preservando um grande núcleo de casario colonial praticamente intacto, prestigiado em todo o território brasileiro e também fora do País, “tanto que a Cidade Histórica foi declarada pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, quando a organização enfatizou a autenticidade, integridade e originalidade de seu panorama urbano, qualificado como uma obra do gênio humano, sua importância histórica como sede da Inconfidência e de um florescente polo cultural, e o relevo de seus principais monumentos religiosos, onde atuaram mestres de importância superior como Aleijadinho e Ataíde, que deixaram obras que se colocam como os primeiros sinais de uma genuína brasilidade.” Wikipédia e Unesco

O que ver em Ouro Preto

o-que-ver-em-ouro-preto-1
O que ver em Ouro Preto – vista da Praça Tiradentes

Respondendo a pergunta “o que ver em Ouro Preto”, pode-se dizer que há muito para ver em Ouro Preto. Há muitos casarões coloniais e várias igrejas, sendo que estas são o destaque, pois são obras lindas, decoradas com muito ouro e com pinturas e estátuas que são de grande importância histórica e artística.

As principais igrejas em Ouro Preto são: igreja de São Francisco de Assis, a Matriz do Pilar, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a de Nossa Senhora do Carmo, a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a Capela do Padre Faria.

Há pouco tempo Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras, numa eleição organizada pela revista Caras e o banco HSBC.

O que também se pode ver em Ouro Preto são os diversos museus, como o do edifício que abrigou a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, que hoje abriga o Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes.

Há ainda o Museu das Reduções (um museu que possui réplicas que contam parte da história da arquitetura nacional. São esculturas de edificações que retratam o período do barroco até os modernos e futuristas projetos da capital federal. Ao todo são 29 réplicas reduzidas.), Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas.

Em Ouro Preto está o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, o Teatro Municipal de Ouro Preto. Após passar por restauração, no ano de 2007 a Casa da Ópera (nome original) foi reaberta ao público. A inauguração do teatro data de 06 de junho de 1770.

Nosso passeio

Tínhamos pouco tempo para conhecer a cidade, mas como as igrejas estavam fechadas pois era segunda-feira, o passeio acabou sendo um pouco mais rápido. Nossa guia para o city tour foi a Ana Maria, da SETUR, que nos contou a história da cidade dos pontos turísticos que visitamos.

A cidade é exatamente como vemos em fotografias, pequena, aconchegante e para onde você olha vê e respira história. Começamos o passeio pela Praça Tiradentes e logo em frente fica o Museu da Inconfidência. No mapa abaixo, dá para ter uma melhor idéia da cidade e o que ver em Ouro Preto.

o-que-ver-em-ouro-preto
O que ver em Ouro Preto – mapa da cidade

Em seguida continuamos o passeio, passando por várias ladeiras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Depois do passeio, ainda paramos para almoçar em um restaurante típico da região e depois consegui dar uma escapada para a feirinha do Largo do Coimbra, onde tem um artesanato lindíssimo!

o-que-ver-em-ouro-preto16
O que ver em Ouro Preto – feirinha do Largo do Coimbra

Depois de passear e conhecer a cidade, tínhamos que voltar para Belo Horizonte para não perdermos nosso voo. Só que o pessoal do encontro estava indo para Mariana. Então nós e a Juliana do blog Juny pelo Mundo e a Patrícia do blog Bagagem de Memórias, contratamos um transfer para nos levar ao aeroporto de Confins. Contratamos a empresa Esse Trem Turismo, que faz o trajeto Ouro Preto – Confins e também outros trajetos, que nos levou para o aeroporto, em carro executivo, enquanto nós relaxamos e acabamos caindo no sono. Nosso contato na empresa foi com o Alexandre e o motorista que nos levou foi o Marcelo. Se precisarem de transfer quando forem a Ouro Preto, recomendo a empresa Esse Trem Turismo , para conhecer ou contratar, clique no link, ou se preferir entre em contato pelo whatsapp: (31) 97543-7030.

* Agradecemos ao Esse Trem Turismo pela parceria. Pagamos um valor promocional pelo transfer.

Deixe uma resposta