O que ver e fazer na Ilha do Mel

Uma das ilhas mais conhecidas no Paraná, é a Ilha do Mel, que tem 25 quilômetros de praias, sendo que a maior parte dela está em área de preservação ambiental. Por este motivo, são permitidos apenas cinco mil visitantes por dia na ilha.

Para chegar até a Ilha do Mel é preciso pegar um barco em Paranaguá ou em Pontal do Sul, a diferença é o tempo de travessia dos locais até a ilha. Saindo de Paranaguá, a travessia dura cerca de duas horas e de Pontal do Sul, cerca de meia hora.

Ainda é possível embarcar para dois destinos na ilha, para a praia de Encantadas ou para Nova Brasília. Os embarques, partindo de Pontal do Sul, são realizados a cada meia hora.

Principais atrativos

A Ilha do Mel é linda, mas alguns pontos de destacam, como o Farol das Conchas, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

Para se deslocar de um vilarejo para outro, é necessário caminhar pelas trilhas, mas se você gosta desse tipo de passeio, não vai se importar, afinal vai conhecer melhor o local.

São cinco vilas distribuídas pela ilha, a vila Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza, não sendo possível visitar outras áreas da ilha, por serem de preservação ambiental. Nestas vilas estão localizadas as pousadas e restaurantes.

É possível ir para a ilha para passar o dia, ou alguns dias. Em um dia você conhecerá alguns pontos da ilha e de 3 a 4 dias, você poderá conhecer todos os pontos turísticos da ilha e fazer mais alguns passeios, como por exemplo, o passeio para a Baía dos Golfinhos.

No início de 2017 fomos até a ilha para passar o dia e foi uma delícia. Já a Michelly (uma amiga minha) foi  bem no finalzinho de 2017 (entre Natal e Ano Novo) e passaram 4 dias por lá.

Ela contou que foram ela, o marido e os dois filhos e ficaram em uma pousada chamada Pousadinha (clique no nome da pousada para conhecer). O quarto em que ficaram era bom, bem espaçoso, ar-condicionado e ventilador. O café da manhã estava incluído e os pães e o pão de queijo eram feitos ali mesmo e vinham quentinhos (morri de amor aqui!). A pousada fica pertinho do trapiche, então não é necessário contratar carregador de bagagens.

Eles aproveitaram o tempo que ficaram por lá pra descansar, pois fizeram poucos passeios por dia. Só perderam o passeio da Baía dos Golfinhos, porque choveu e os barcos não saíram.

Dicas

Dica para o jantar: Toca do Abutre que tem frutos do mar, pizza, cerveja e a caipirinha de frutas vermelhas é uma delícia.

Dica para o almoço: Restaurante Estrela do Mar, que fica na Pousada com o mesmo nome.

Roteiro

1º dia – Praia do Farol e Farol das Conchas. O tempo de caminhada vai depender de que ponto da ilha você estará. Saindo de Nova Brasília, a caminhada será de cerca de 30 minutos. Já se sair de Encantadas, a caminhada será de cerca de duas horas. Chegando lá, suba o Morro das Conchas, são 150 degraus e algumas rampas, mas a vista que você erá lá de cima valerá a pena e você poderá ver o Farol (construído de 1872) de perto, mas a entrada é proibida.

2º dia – Praia da Fortaleza e Forte. O acesso pode ser feito a pé ou de barco, sendo que saindo de Nova Brasília a pé a caminhada será de cerca de 40 minutos. O forte (construído em 1770) é bem conservado e ainda possui os canhões do século 18. Do alto podem ser vistas as ilhas das Peças e de Superagui.

3º dia – Praia e Gruta de Encantadas. A praia de Encantadas é a praia mais movimentada da ilha, onde ficam diversas pousadas, bares, restaurantes. Com 10 minutos de caminhada, é possível chegar na Praia de Fora das Encantadas, onde há um costão de rochas, seguindo a trilha você encontrará a Gruta das Encantadas. E porque Encantadas? Conta a lenda que lindas mulheres atraiam homens para a gruta com seu canto inebriante, mas antes de alcançá-las os homens morriam afogados.

4º dia – Baía dos Golfinhos. O passeio é feito de barco, saindo da Ilha do Mel para a Ilha das Peças. Infelizmente o dia estava chuvoso e não houve passeio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Distâncias e Mapa

A distância de Curitiba até Pontal do Sul é de 120 km. Chegando em Pontal, você irá deixar seu carro em um dos estacionamentos pagos na região e seguirá de barco para a ilha. Também é possível chegar em Pontal de ônibus.

Mapa da Ilha do Mel e pontos de interesse

Quer conhecer mais sobre o litoral do Paraná? Clique aqui e conheça nossas praias!

Deixe uma resposta