Ponte Sligachan
Reino Unido

Lenda da Ponte Sligachan

A Ilha de Skye é cercada por lindas paisagens, mas também por muitas lendas e histórias de magia e encantamento. Uma das lendas é a da Ponte Sligachan e que posto aqui para vocês conhecerem. Se quiserem saber mais sobre a Ilha de Skye, clique aqui para ler.

Lenda da Ponte Sligachan

“Nossa história começa com a guerreira mais feroz da Escócia, Scáthach. Acredita-se que ela morava no Castelo de Dunscaith, localizado em Tokavaig, no sul da ilha. Scáthach era super resistente e poderia derrotar qualquer homem em batalha. Rumores logo começaram a se espalhar sobre sua grandeza e era apenas uma questão de tempo até que ela fosse desafiada pelo renomado guerreiro irlandês, Cú Chulainn. 

Determinado a provar sua força, ele partiu para Skye para derrotar Scáthach. Após sua chegada, ele conheceu um homem que estava sendo treinado por Scáthach e exigiu que ele trouxesse sua treinadora para lutar. Ele pretendia esmagar Scáthach, provando sua força a todos os que duvidavam. 

Embora Cú Chulainn fosse meio deus com a força de mil elefantes, os dois se igualaram e uma luta feroz durou semanas. Os dois guerreiros eram tão fortes que seus golpes esmagadores fizeram toda a paisagem mudar. A terra tremeu quando vales foram criados e montanhas foram formadas.

Parecia que a luta nunca iria acabar e logo ficou claro que só havia uma maneira de concluir o processo… uma luta até a morte. A filha de Scáthach estava perturbada, não vendo como sua mãe poderia vencer a luta. Ela fugiu e correu para o rio Sligachan. Aqui ela se esvaziou de lágrimas enquanto implorava para que a luta parasse. 

Sem o conhecimento dela, a água age como um portal entre o nosso mundo e o mundo das fadas. Seus gritos eram tão apaixonados que o som atravessou o portal e esses sprites mágicos decidiram ajudá-la. Eles ordenaram que a filha mergulhasse a cabeça sob a superfície da água por 7 segundos para descobrir como poderia parar a violência. Ela fez o que lhe foi pedido e emergiu do rio iluminada. 

Sabendo que o tempo era essencial, a filha correu pela ilha coletando de tudo, de nozes a ervas. Ao voltar para casa, ela cozinhou tudo o que havia reunido em um caldo forte. Quando o cheiro da comida subiu no ar, a filha abanou a fumaça, sabendo que o vento a pegaria. 

Sentindo o cheiro da comida deliciosa à distância, os guerreiros lutaram, até que suas dores de fome se tornaram insuportáveis. Fazia semanas que não comiam e estavam famintos. Os guerreiros concordaram em fazer uma pausa na luta para uma pausa para comer e seguiram para a casa de Scáthach. 

Após serem saudados pela filha, os dois guerreiros festejaram juntos. Era essa refeição que marcaria o fim da luta, exatamente como as fadas haviam dito. Ao comer na casa de Scáthach, Cú Chulainn havia se tornado um hóspede e, portanto, nenhum dos guerreiros poderia mais ferir o outro. A batalha acabou. 

A busca pela beleza eterna

Diz a lenda que a beleza da filha de Scáthach e as lágrimas de amor que ela derramou no rio significam que qualquer um corajoso o suficiente para mergulhar o rosto na água receberá beleza eterna das fadas. Embora buscar a beleza eterna na Ponte Sligachan não seja exatamente agradável, não é nem de longe tão punitivo quanto Dorian Gray achou que fosse!

Como Conquistar a Beleza Eterna

Você deve mergulhar o rosto no rio por pelo menos 7 segundos. Não cometa o erro de desistir no meio do caminho, pois seus esforços serão inúteis. Você também não pode levar a água até o rosto, deve se comprometer com a submersão total da prancha. Como seria de esperar, a água é absolutamente gelada, não importa a época do ano que você visita. (Afinal, é a Escócia…) 

Se você planeja mergulhar de cabeça, vá em frente. Aqueles ao seu redor que não conhecem a lenda, sem dúvida, olharão para você como se você tivesse enlouquecido (acredite em mim), mas você estará lá até o Natal se esperar que a multidão diminua. 

Não seque o rosto depois também, não é assim que a magia das fadas funciona! Para que a beleza eterna se instale, você deve esperar que seu rosto seque naturalmente, por isso é melhor visitar em um dia ensolarado.

E se eu não acreditar em fadas? 

Provavelmente nem é preciso dizer, mas como acontece com qualquer lenda, pegue todos os itens acima com uma generosa pitada de sal. Embora eu ame a história por trás da Ponte Sligachan, parte de mim está convencida de que os locais inventaram a história de mergulhar o rosto no rio para rir. Ainda assim, um pouco de magia nunca fez mal a ninguém, certo? Quanto ao veredicto sobre minha nova juventude eterna, pergunte-me novamente em alguns anos! 

*Uma palavra de advertência… se você estiver visitando a Ponte Sligachan com mau tempo, saiba que o rio pode fluir muito rápido. Não vale a pena apostar sua segurança por uma enterrada na cara, afinal, de que adianta a beleza eterna se você já se afogou no processo! 

Mesmo se você não estiver interessado em mergulhar o rosto na água, a Ponte Sligachan ainda é um belo local para passar uma hora ou mais. Esta é a porta de entrada para as Montanhas Cuillin e o cenário é um dos melhores de toda a ilha. Se você gosta mais de caminhadas, existem inúmeras caminhadas que começam a partir daqui.“

https://www.wingingtheworld.com/sligachan-bridge-isle-of-skye/

Loch Sligachan

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!