Antônio Prado,  Brasil,  Rio Grande do Sul

O dia em que acordamos em uma antiga vila italiana chamada Antonio Prado

A cidade de Antônio Prado é conhecida como a cidade mais italiana do Brasil. Ela estava no nosso roteiro inicial e a mantivemos mesmo depois de várias alterações. Conhecer esta vila italiana foi um lindo acerto, bem como todo o restante do roteiro que fizemos.

Nossa chegada na cidade

Chegamos à noite em Antonio Prado e ao passar pelas ruas da cidade resolvemos que iríamos passar a noite na cidade para poder conhecer tudo no dia seguinte. Localizamos o Hotel Pradense, bem no centro.

O hotel é simples mas bem confortável. O café da manhã é delicioso, eu que pretendia manter a dieta, deixei ela de lado já no primeiro dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Grande parte da população local é descendente de italianos, por isso as referências culturais típicas na cidade são inúmeras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acordamos cedo e fomos conhecer a cidade. Como havíamos imaginado ao chegar, caminhar pelo centro histórico é como voltar no tempo. São 48 casas de madeira e alvenaria, tombadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além delas há diversas outras casas não tão antigas, mas que dão um charme todo especial para a cidade.

Centro Histórico

É no centro histórico, principalmente ao redor da Praça Garibaldi e na rua principal que estão muitas das casas tombadas pelo patrimônio histórico. Várias são identificadas com placa de identificação, onde há um breve histórico do local, além do primeiro dono e o ano de construção.

Ao sair do hotel, já vimos várias construções tombadas, mas a casa onde era instalada a farmácia da cidade nos chamou a atenção. Ela está bem conservada e tinha uma fachada diferente. Está fechada, mas foi atualizada para parecer um cinema, que será parte do cenário de uma série que está sendo gravada na cidade.

Perto da praça, onde estavam várias moradores locais percebe-se porque é chamada de a cidade mais italiana do Brasil. A forma de falar e o sotaque são bem característicos, parecia realmente que estávamos em uma vila italiana.

Igreja Matriz

Em 1891 começou a ser construída a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, na Praça Garibaldi. Ela foi construída em alvenaria e demorou seis anos para ficar pronta. Mas foi em 1912 que ganhou um campanário de madeira com três sinos.

A Igreja é linda, mas o que mais me chamou a atenção foram os vitrais que são maravilhosos. Conhecemos o Padre Décio, que nos contou várias histórias sobre a igreja, além de nos mostrar algumas curiosidades dela.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E então estávamos em uma antiga vila italiana

As casas são muito próximas umas das outras, então é muito fácil ver o conjunto delas e ficar imaginando como era a vida na época. Realmente parece uma vila da colônia italiana, daquelas que a gente vê em filmes.

Todas foram construídas para serem moradias, mas algumas tinham mais alguma serventia, como farmácia, agência de correios e telégrafos ou pensão.

Praticamente todas elas tem dois pisos e detalhes decorativos, como os lambrequins, que são enfeites de madeira entalhada nos beirais. Estas casas foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos.

Na praça, uma das casas que mais chama a atenção é a Casa da Neni, que foi construída em 1910. A parte superior servia de residência para a família de Antônio Bocchese. Na parte térrea estava localizada uma ourivesaria, que após o falecimento do dono, passou a ser uma lojinha.

A Casa da Neni foi a primeira a ser tombada e virou referência de patrimônio histórico para a comunidade e visitantes. Hoje ela abriga o Museu Municipal (onde há objetos e mobiliário da casa, que contam o modo de viver das famílias e a história de formação do município) e a Central de Informações ao Turista.

Todas elas tem identificação, se quiser conhecer a história de cada uma delas, acesse o site da prefeitura da cidade onde há informações completas a respeito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gruta Natural

Depois de nossa caminhada pelo passado da cidade, fomos conhecer outra atração turística, a Gruta Natural. No local há uma fonte de água e muita vegetação e onde está abrigada a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira da cidade.

Para chegar até a gruta, que fica na parte alta da cidade, é possível ir de carro ou a pé. Para ir a pé, os visitantes sobem pelas Escadarias da Fé, passando por imagens de santos no caminho. Lá de cima das escadarias é possível ver toda a cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Antonio Prado foi a primeira cidade do nosso roteiro, em seguimos fomos para Bento Gonçalves e para o Vale dos Vinhedos. Que delícia de roteiro!

Dicas para planejar sua viagem

Sempre que possível planeje ao menos os itens abaixo para sua viagem. Em nosso roteiro em Bento Gonçalves tivemos o cuidado de reservar o hotel pelo Booking. Apesar de termos estranhado a região em que o hotel ficava (não observei o mapa disponível no endereço do hotel) o hotel era exatamente o que tínhamos visto nas fotos.

Hotel – para reservar bons hotéis no local que você vai visitar, recomendamos a utilização do Booking, assim como nós sempre fazemos. Reservando diretamente pelo link disponível aqui no blog, você não paga nada a mais por isso.

Seguro – conheça as melhores opções de seguro viagem para você e sua família na Seguros Promo, onde você pode escolher o seguro que irá se adequar ao seu perfil de viajante. Utilize a seguros promo e se livre de dores de cabeça e complicações em caso de acidentes, perda de mala ou até mesmo de alguma doença. Acesse a Seguros Promo pelo link do blog e não pague nada a mais por isso.

Aluguel de Carro – prefere utilizar carro no seu destino? Nós também. Então conheça as opções de carro na Rentcars, que tem os melhores preços. Reservando diretamente pelo link disponível no blog, você não paga nada a mais por isso.

One Comment

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!