Além do Blog

O que eu aprendi sobre ter um blog

Quando comecei meu blog, em 2014, nem imaginava que um dia pensaria nele como um negócio ou empresa. Naquele momento, eu só queria contar nossas aventuras e mostrar nossas fotos, porque assim ficava mais fácil para os amigos e parentes saberem o que estávamos aprontando.

E foi assim que comecei

Em um ano, já queria dar uma carinha melhor para ele e começar a aprender mais e mais sobre a arte de “bloguear”.

Foi assim que em novembro de 2015 fui aprovada como membro da RBBV, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, que tem me ensinado muito em todo esse tempo e onde comecei a ter contato com outros blogueiros, que me ensinaram sobre as delícias de ser um blogueiro, mas também sobre os perrengues, perigos e cuidados que devemos ter.

Fui mudando o blog e aperfeiçoando, sempre tentando entender o mundo dos blogs, principalmente os de viagem.

Dificuldades

Quando comecei o blog, não pensei muito em metas e estratégias, nada parecido.

Aos poucos fui entendendo que o blog não é só escrever e colocar fotos, você deve escrever, rever seu texto, escolher as fotos que vai utilizar, editá-las e colocar tudo no blog. Depois disso, terá que verificar se o SEO do seu post está de acordo com o que o Google gosta (sendo bem simplista) e então você vai poder publicá-lo.

Tudo isso vai muito além do que eu sabia em 2014.

Em 2016 que resolvi monetizá-lo, sem entender muito o que era necessário para que tudo desse certo. Grande erro, tive que parar onde estava na monetização e só agora em 2019 estou disposta a retomar esse caminho, para tentar gerar renda com o blog.

Hoje tenho estudado muito, tentando aprender cada vez mais para poder aplicar tudo no blog.

Como tenho um trabalho formal, que ocupa meu dia inteiro, chego em casa e começo a trabalhar no blog. No meio disso ainda preciso dar atenção ao meu marido, meus dois filhos, minha família e amigos.

O tempo fica apertado, mas a gente vai dando um jeito.

Redes Sociais

Criei minha conta do blog no Facebook e em seguida no Instagram, lá no começo do blog. Mas não sabia o que fazer com elas e aos poucos fui descobrindo o potencial.

Criei uma conta no Pinterest e em 2018 a transformei em empresarial, mas não tenho postado muita coisa por lá.

Somente em 2018 resolvi criar uma conta no Linkedln, não me lembro exatamente o motivo da decisão. E comecei 2019 mais atenta a esta rede, o que me fez aprender muito sobre blogs, sobre meu propósito, sobre monetizar, mas, sobretudo sobre entender o que eu estava tentando fazer.

Por muito tempo prestei muita atenção e dediquei muito do meu tempo nas redes sociais.

Hoje tenho plena convicção de que não devo construir meu blog com ênfase nelas e que estas devem ser utilizadas apenas para divulgação, que todo o conteúdo, esforço e tempo devem estar concentrados no meu blog. Porque ele é meu e não um espaço emprestado, onde as regras do jogo podem mudar a qualquer tempo.

Além do blog

E porque estou escrevendo esse post? Porque também aprendi que se a gente tem muita vontade de fazer uma coisa, deve ir lá e fazer. “Antes feito do que perfeito” alguém falou.

Eu estava com vontade de escrever sobre isso há algum tempo, para mostrar que “bloguear” não é fácil, assim como muitas coisas não são fáceis na vida. Mas tudo depende de nós mesmos, então é melhor começar, a vida e o tempo não dão trégua e quanto mais tempo a gente ficar esperando a hora certa de realizar nossos desejos, nossas vontades, mais difícil vai ficando.

Em 2018 me joguei no mundo do blog com vontade. Sempre tive muita vontade de fazer algo além, de empreender. Então, o blog é uma parte do meu projeto e acho que ele tem ficado cada dia melhor, mesmo com todas as dificuldades que aparecem.

Espero que tenham gostado do começo da história do blog e que nos acompanhem sempre por aqui.

Até a próxima!

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!