O que fazer em Campos do Jordão
Sempre ouvi falar que Campos o Jordão é considerada a Suíça brasileira e por isso mesmo sempre tive vontade de conhecer a cidade. Então, na primeira oportunidade que surgiu, aproveitei para ir até lá, mesmo que por pouco tempo.
Claro que nossa primeira opção foi ver se seria possível ir de carro e o tempo que levaríamos para chegar até Aparecida (são quase 600 km), que seria nossa primeira parada e depois para Campos do Jordão (mais 72 km). Planos feitos, lá fomos nós.
A Viagem
Fomos para Aparecida, saindo de carro de Curitiba em uma sexta-feira à tarde, por volta de 14h. Chegamos a São Paulo por volta de 19h e o trânsito estava um horror. Após conseguirmos passar pela cidade, pegamos Rodovia Ayrton Senna e saímos da cidade. Chegamos a Aparecida por volta de 22 horas.
No sábado, por volta de 13 horas, saímos da cidade e fomos para Campos do Jordão. A viagem demorou cerca de 1h30, deixamos nossas coisas no Hotel Garnier e já saímos para conhecer a cidade.
Campos do Jordão
Existem vários locais para conhecer na cidade, a grande maioria parques e locais para explorar a natureza, mas todos os que pensamos em ir, tinha que pagar a entrada, então não achamos que valeria a pena.
Na verdade, eu esperava mais da cidade, mas o local que mais gostei foi a Vila Capivari, que é bem charmosinha, onde passeamos a pé no finalzinho da tarde e voltamos para jantar a noite. Fizemos uma péssima escolha de restaurante, pagando caríssimo por uma comida que não foi servida e que tivemos que pagar, pois fomos ameaçados. Coisa que não deveria acontecer nunca, principalmente em uma cidade turística.
Infelizmente este fato nos marcou e nossa experiência na cidade não foi boa. Mas, se estiver passando por perto, vale a pena passar pela cidade e conhecer alguns locais. Não deixem de conhecer a Vila Capivari, mas na hora da escolha de um restaurante, perguntem para o pessoal que tem os quiosques nos calçadões, a indicação será mais segura.
O que fazer em Campos do Jordão
Além da Vila Capivari que é um local onde estão diversos restaurantes e lojas, há várias opções de passeios na cidade.
São cinco roteiros turísticos, por áreas da cidade, com diversas atrações turísticas e atividades. Não visitamos todos os locais, pois ficamos pouco tempo na cidade e não queríamos gastar muito, então segue abaixo a descrição dos roteiros e uma breve explicação somente dos locais onde fomos:
Roteiro Alto da Boa Vista
Fábrica Baden Baden
A fábrica de cerveja Baden Baden oferece visitação do processo de fabricação de suas cervejas. O horário de visitação é realizado de hora em hora, das 10h às 17h e deve ser agendado, por telefone, presencialmente ou pelo site da fábrica da Baden Baden. Na visitação, além de conhecer a fábrica, os visitantes recebem dicas de degustação e harmonização e realizam degustação das cervejas Cristal e Bock.
A Baden Baden possui as seguintes cervejas: American IPA (tipo American India Pale Ale), 5 Grãos (tipo Specialty Beer), Witbier (tipo Ale), Chocolate (tipo Ale), Bock (tipo Bock), Weiss (tipo Weiss), Golden (tipo Ale), Red Ale (tipo Double Red), Stout (tipo Stout), Cristal (tipo Lager), 1999 (tipo Ale), Celebration (tipo Double Bock), Christmas (tipo Ale), Tripel (tipo Tripel) e Heller Bock (tipo Heller Bock).
Valores: o valor do tour é de R$ 30,00 por pessoa (somente maiores de 18 anos)
Horário: diariamente das 10h às 17h.
Endereço: Avenida Matheus Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz.
Telefone de contato: 0800 8881010 ou 12 3664-2004.
Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner é um museu ao ar livre, em meio a um grande jardim. Ele possui 85 obras esculpidas em cimento branco, granito e bronze. No local também está instalado o Auditório Claudio Santoro, que é o principal palco do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Palácio Boa Vista
O Palácio Boa Vista é o museu do Palácio do Governo de São Paulo, monumento público e centro cultural desde 1970. Seu acervo artístico e cultural é composto por mobiliário dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, esculturas e obras de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari e Di Cavalcanti.
Caminhamos e o conhecemos apenas por fora, pois um dos passeios havia acabado de começar e teríamos que esperar até o próximo, sendo que optamos por não esperar.
Valores: R$ 5,00 por pessoa, estudantes e idosos tem desconto de 50%.
Horário: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h. As visitas tem duração de 1 hora e são acompanhadas por monitores.
Endereço: Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista.
Telefone de contato: 12 3662-1122
Mosteiro São João
Roteiro Gavião Gonzaga
Artesanato Mãostiqueira
Parque Tarundu
Fazendinha Toriba
Parque Amantikir
Roteiro Jaguaribe Capivari
Casa da Xilogravura
Parque Capivari
O Parque Capivari é mais um local de lazer para adultos e crianças, em um espaço de mais de 40 mil metros quadrados. As opções de lazer são muitas, mas as principais atrações são o teleférico e os passeios no lago com pedalinho.
Bonde Urbano
O Bonde Urbano foi a primeira atração que vimos na cidade, já na chegada. Ele realiza passeios pela cidade que duram em média 50 minutos.
Iceland
Roteiro Vila Inglesa Itapeva
Bosque do Silêncio
Ducha de Prata
Parque Pico do Itapeva
Roteiro Horto Florestal
Aventura no Rancho
Zoom Bike Park
Horto Florestal
Onde se hospedar
Os hotéis na cidade são muito caros, mas conseguimos uma boa opção após pesquisar no Booking, o Hotel Garnier Campos do Jordão, onde as instalações não são modernas, mas são aconchegantes. O atendimento do pessoal do hotel é impecável (e isso às vezes vale mais do que uma estrutura moderna) todos muitos atenciosos e amáveis. O café da manhã é uma delícia e com uma grande variedade. Enfim, não nos arrependemos.
Fale com a gente
Você já conhece Campos do Jordão? Conte-nos sua experiência e o que achou da cidade, ali em baixo, nos comentários.