Brasil,  Gramado,  Rio Grande do Sul

O que fazer em Gramado 1

Estava aqui pensando… gente!!! Fazem 11 anos que fomos pra Gramado e Canela pela primeira vez. E olha só, nesses 11 anos, fomos 9 vezes para lá nas férias de julho. Mas é porque amamos as duas cidades, tudo nelas é aconchegante. O clima, as pessoas, os passeios, realmente gosto de tudo.

Como já conhecemos bem Gramado e Canela, bem como todas as atrações turísticas, nestas últimas vezes temos ido para descansar mesmo. São duas cidades lindas, bem cuidadas e tudo lá é bem planejado para o turismo. O trânsito tem ficado um pouco mais complicado a cada ano, mas nada que você não possa se programar, pois em férias, não é necessário sair com o carro nas horas de maior movimento.

O que fazer em Gramado

Há muito o que fazer em Gramado, para todos os gostos e idades. Portanto é só escolher o que você gostaria de conhecer e se programar para ir.

Como são muitas atrações, dividi este post em duas partes, a de atrações gratuitas e as pagas. Em primeira lugar, vamos falar sobre as atrações gratuitas. Para conhecer as atrações pagas em Gramado, leia o post completo, O que fazer em Gramado 2.

Atrações Gratuitas

Gramado tem muitas atrações para conhecer e muitas não são pagas. Veja abaixo algumas opções:

Pórtico de entrada – via Nova Petrópolis

Onde fica? Está localizado na RS 235, sentido Nova Petrópolis/Gramado.

Pórtico de entrada – via Taquara

Onde fica? Está localizado na ERS – 115, sentido Taquara/Gramado.

Lago Negro

É um lago artificial belíssimo e tem esse nome devido as árvores ao seu redor, cujas mudas foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha. O lago foi criado após um grande incêndio na região onde os moradores, procurando manter a mata nativa, abriram uma grande fenda próxima a uma vertente, que alagou e protegeu a mata. Com a criação do lago e a importação das mudas de árvores, procurou-se deixar o local com clima agradável e romântico, tornando-o o que é hoje.

Há azaleias e hortênsias ao redor do lago e é possível percorrer toda sua volta em uma caminhada de 15 minutos. No caminho, você pode escolher um local para sentar e observar o lago e a movimentação ao seu redor. É um lugar maravilhoso, que transmite muita tranquilidade aos que visitam.

Onde fica? Está localizado na Rua A. J. Renner, s/n, no bairro Lago Negro.

Lago Joaquina Rita Bier

Mais um lago artificial lindo na cidade. Possui uma área de 17 mil m² e uma pequena ilha no meio. Muitos eventos que ocorrem na cidade são realizados nele. É possível fazer caminhadas ou corridas ao redor e tem alguns locais onde é possível se sentar para um breve descanso.

Onde fica? Está localizado na Rua Leopoldo Rosenfeldt, s/n, no bairro Planalto.

Praça das Etnias

Esta praça reúne diversos elementos turísticos. É um espaço de lazer, de gastronomia, entretenimento e cultura. Os visitantes podem conhecer um pouco dos costumes dos imigrantes visitando a praça e saboreando as cucas, pães e biscoitos, que são produzidos ali mesmo na praça, ou ainda visitar a casa do colono, onde são comercializadas diversas delícias típicas da região.

Pode ainda visitar outros espaços na praça como o de artesanato, o de roteiros de agroturismo  e ainda aproveitar a natureza, com os belos e bem cuidados jardins.

Onde fica? Está localizada na Avenida Borges de Medeiros, ao lado da Rodoviária.

Rua Torta

Não há uma história sobre a Rua Torta, ela é assim e pronto. Ficou famosa por lembrar a Lombard Street, na Califórnia. Na realidade a rua tem o nome de Emílio Sorgetz e chama atenção por ser sinuosa e muito florida, o que acabou virando mais um ponto turístico em Gramado. Vale a pena o registro fotográfico da rua.

Onde fica? Muito fácil de localizá-la, pois fica em frente à Praça das Etnias.

Belvedere Vale do Quilombo

O Vale do Quilombo pode ser admirado do Belvedere na Avenida das Hortênsias. O local é de fácil acesso para que os turistas possam admirar o vale, que é lindo demais, com sol ou neblina. Portanto vale muito a pena dar uma paradinha para conhecer este local em Gramado.

Onde fica? Está localizado na Avenida das Hortênsias, cerca de 10 minutos do centro, caso resolva caminhar até lá.

 

Vai conhecer a Serra Gaúcha e quer dicas de hospedagem? Leia o post Onde se hospedar na Serra Gaúcha e veja nossas sugestões de hospedagem.

 

4 Comments

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!