Brasil,  Florianópolis,  Santa Catarina

O que você perde não conhecendo Ribeirão da Ilha

O bairro de Ribeirão da Ilha nos dá ótimos motivos para conhecê-lo, dentre eles a história, o visual fantástico da praia e a gastronomia. Você vai perder tudo isso?

Estávamos em Campeche e resolvemos dar uma voltinha por lá para conhecer, pois um amigo nos falou sobre um restaurante que tinha conhecido e que era uma delícia. Chegando lá, resolvemos ficar para almoçar e jantar (já eram umas 17h), aproveitando o pôr-do-sol que logo iria começar. Sinceramente, foi uma das melhores decisões daquele dia.

Ribeirão da Ilha

O local é um dos bairros mais antigos de Florianópolis e onde se vê, em cada pedacinho do bairro, a conservação da arquitetura, dos costumes e da cultura açoriana.

A maricultura, ou o cultivo de ostras, é a principal fonte de renda das famílias da região. As fazendas de cultivo já podem ser vistas desde que você chega ao bairro.

Melhor época para conhecer

Assim como em Santo Antônio de Lisboa, é possível conhecer e passear em Ribeirão da Ilha em qualquer época do ano. O verão é quente e chove muito. Os turistas ocupam a cidade de Florianópolis inteira, lotando hotéis e pousadas, além das praias ficarem cheias e os preços mais altos.

O outono tem temperaturas mais amenas e já não chove muito. Além disso, os turistas se despedem da cidade e o movimento diminui. Para quem não aprecia o calor intenso, esta é uma das melhores épocas do ano para ir conhecer Florianópolis.

Já o inverno, para quem não gosta de ficar deitado na praia, pode ser uma delícia para passear, caminhar e descontrair.

A primavera, embora seja uma linda época, em que a natureza começa a mostrar o quanto é bela, pode ser uma época bem difícil. O frio pode aparecer, junto com a chuva e estragar seu passeio.

O que fazer em Ribeirão da Ilha

Como falei antes, Ribeirão da Ilha é um dos bairros mais antigos de Florianópolis e possui muitas características açorianas marcantes, como a arquitetura. Então, aproveite a calma do local e caminhe pelo local, onde você irá ver as casas coloniais coloridas e a linda Igreja de Nossa Senhora da Lapa, que foi inaugurada em 1806.

Depois de conhecer as casas, aproveite para conhecer a praia, onde o mar é bem calminho, mas a areia é grossa (dizem que é por causa das conchas trituradas). Vale a pena pelo passeio e pelo visual da praia.

As fazendas de ostras são a atração local, pois a região possui as melhores condições para o cultivo. E justamente por este motivo a gastronomia se destaca por lá. Há diversos restaurantes que servem ostras e frutos do mar e além da comida ser deliciosa.

Escolhemos o Empório do Mar Restaurante e foi uma excelente opção. O restaurante tem sua própria fazenda marinha, fazendo com que os produtos sejam de qualidade e a procedência seja garantida.

Escolhemos nossa mesa, estrategicamente, para poder ver bem o pôr-do-sol. E tivemos um dos mais belos espetáculos que já vimos.

Imagine um cenário desses e você assistindo de “camarote”. Sim estávamos bem acomodados no restaurante, com uma delícia caipirinha na mão e essa cena incrível proporcionada pela natureza. Foi perfeito!

Depois escolhemos o que iríamos comer, sendo que decidimos por dois tipos de ostras, ao bafo e gratinada. E depois pedimos camarão à milanesa. Para acompanhar, tomamos uma caipirinha tropical que sinceramente, foi uma das caipirinhas mais gostosas que já tomei.

Foi uma das melhores experiências gastronômicas que tivemos em Florianópolis. O restaurante é aconchegante e a vista que temos do mar e do por do sol é um espetáculo. O garçom que nos serviu foi super atencioso (infelizmente não lembro o nome dele) e a dona do restaurante está sempre por perto para dar atenção aos clientes. Isso sem falar na comida e nas bebidas, que deixaram saudades, precisamos voltar.

Tivemos indicações de outros locais para jantarmos. Mas somos um pouquinho teimosos e por algum motivo, a gente tem que olhar pro lugar escolhido e sentir que aquele é o lugar. Simples, limpo, mas aconchegante e a forma como somos atendidos já na entrada de um restaurante diz muito sobre ele e sobre como será o atendimento enquanto estiver no local.

O Empório do Mar Restaurante está localizado na Rua Baldicero Filomeno, 8720.

Como chegar a Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha está localizado na região sul, cerca de 20 km do centro de Florianópolis. Saindo do centro, pegue a Rodovia SC-405, em direção a praia do Campeche. Passando por lá, pegue a Rodovia Baldicero Filomeno, que passará e terminará em Ribeirão da Ilha.

Mais sobre Florianópolis

Outro bairro histórico de Florianópolis é Santo Antônio de Lisboa. Nos surpreendemos com o local e você pode ler mais sobre nossa visita aqui.

Dicas de Viagem

Hotel – para reservar bons hotéis no local que você vai visitar, recomendamos a utilização do Booking, assim como nós sempre fazemos. Reservando diretamente pelo link disponível aqui no blog, você não paga nada a mais por isso.

Seguro – conheça as melhores opções de seguro viagem para você e sua família na Seguros Promo, onde você pode escolher o seguro que irá se adequar ao seu perfil de viajante. Utilize a seguros promo e se livre de dores de cabeça e complicações em caso de acidentes. Ou mesmo no caso de perda da mala ou de alguma doença. Acesse a Seguros Promo pelo link do blog e não pague nada a mais por isso.

Aluguel de Carro – prefere utilizar carro no seu destino? Nós também. Então conheça as opções de carro na Rentcars, que tem os melhores preços. Reservando diretamente pelo link disponível no blog, você não paga nada a mais por isso.

One Comment

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!