Passeio na Estrada da Graciosa
A Estrada da Graciosa é uma das estradas mais bonitas que já conheci. É um local onde a natureza e a história são respeitadas.
Há alguns meses fomos até Morretes pela Estrada da Graciosa com o pessoal da RBBV. No caminho, fiquei orgulhosa de ter mais um lugar tão bonito e inesquecível no Estado onde moro para poder mostrar para o mundo.
Nunca tinha pensado nisso, já passamos tantas vezes pela estrada, curtindo a paisagem que é linda. Mas enfim me dei conta de que ainda não havia falado sobre ela para vocês.
Um pouco de história
A Estrada da Graciosa é um ponto turístico e histórico. A trilha que mais tarde se tornou estrada era utilizada pelos indígenas, por jesuítas e tropeiros e dizem que até mesmo o Imperador Dom Pedro II passou por lá.
A construção da estrada propriamente dita se iniciou em 1854 e foi inaugurada em 1873. Ela foi a estrada mais importante do estado até metade do século XX, pois era a única estrada pavimentada e era por ali que a produção agrícola chegava ao Porto de Paranaguá e ao Porto de Antonina.
Natureza
O que mais chama a atenção de quem passa por ali é a exuberância da natureza. A Estrada da Graciosa passa pelo trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, onde pequenas nascentes de riachos são encontradas em vários pontos.
Além disso, a estrada passa por dois parques estaduais, o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange. E como se não bastasse toda essa maravilha, o trecho da Serra foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
A estrada da Graciosa
Saindo de Curitiba em direção a São Paulo, pela BR 116, você vai chegar ao portal de estrada na altura do km 59. Saindo do litoral, em direção a Curitiba, pela BR 277 você irá acessar a PR 804 (onde irá acessar a PR 408) ou a PR 408 alguns kms à frente. Siga as indicações para chegar à PR 410, que é a Estrada da Graciosa.
A viagem nesta estrada deve ser feita com calma, para poder curtir cada pedacinho. O limite de velocidade da via é de 40 a 60 km/h, isto porque a pista é simples e de mão dupla. Não dá para correr e nem ultrapassar os outros carros (só se você for meio maluco mesmo).
No caminho além da linda Mata Atlântica, é possível ver pequenos riachos e cascatas, além de muitas bananeiras e também hortênsias, que ficam lindas no verão.
Há alguns recantos na estrada, onde é possível parar para admirar a paisagem, respirar o ar puro e se encantar. Nesses locais sempre há placas com informações sobre o local e um pequeno comércio onde é possível comprar produtos regionais. Também há banheiros e em alguns, há churrasqueiras (se resolver fazer um churras é bom chegar bem cedo para pegar uma churrasqueira).
Após descer a Serra da Graciosa, você chegará a Ponte de Ferro histórica, onde vale à pena parar e conhecer o local.
O passeio pode ser feito de carro, mas também é possível descer de trem pela Serra do Mar e subir de van, ou ao contrário. Esse passeio é feito pela Serra Verde Express e é maravilhoso.
Você pode se programar, aproveitar para conhecer Curitiba e também a linda Ilha do Mel, lugares lindos e que com certeza não irá se arrepender.
Quer mais informações a respeito? Deixe sua pergunta nos comentários que logo te respondo!
2 Comments
Pingback:
Pingback: