Viagem de carro para o Uruguai – roteiro e dicas
Em fevereiro fizemos mais uma linda viagem de carro para o Uruguai, onde conhecemos boa parte do litoral do País. Já havíamos conhecido algumas cidades em 2015, quando fomos ao Uruguai pela primeira vez, mas no inverno. O turismo é muito diferente nas duas estações, por motivos óbvios, mas nós gostamos de passear por lá tanto no inverno e no verão.
Nesse post, apenas fazemos referências ao locais que visitamos, sendo que o post completo de cada local poderá ser acessado clicando nos links disponíveis.
Nosso roteiro – viagem de carro para o Uruguai
Chuy
Chegamos no Uruguai pelo Chuy, onde aproveitamos para fazer algumas compras no freeshop (fomos no DFA e no Neutral, que na nossa opinião são os melhores). Algumas coisas valeram muito a pena, outras nem tanto. Acabamos comprando bebidas alcoólicas, maquiagem e óculos de sol. Eletrônicos e roupas não estavam valendo a pena comprar por lá.
Almoçamos no restaurante Los Lenos Parrillada, bem em frente ao Duty Free DFA, mas do lado brasileiro, no Chuí. Estava uma delícia, a carne macia e suculenta e há diversas opções no cardápio.
Departamento de Rocha
Um dos “estados” do Uruguai é o Departamento de Rocha, que tem lugares lindos para conhecer, como praias e locais históricos. Conhecemos a Fortaleza de Santa Teresa, o povoado de Punta Del Diablo e as praias La Pedrera e La Paloma.
A Fortaleza de Santa Teresa é um local histórico do Uruguai. É um forte cuja construção se iniciou em 1762 e hoje está aberto para visitação, mostrando como era a rotina dos soldados da época, além de diversos artefatos da época, roupas e móveis.
Leia o post sobre a Fortaleza de Santa Teresa clicando aqui!
Punta Del Diablo é um povoado pesqueiro, onde o turismo tem se desenvolvido muito e que atrai muitos surfistas. A vila dos pescadores tem diversas casinhas de madeira, onde estão bares, lojinhas de artesanato local e de pranchas e artigos para surfistas. Um local bem simples, mas com uma atmosfera gostosa para passear e passar o dia.
La Pedrera é uma praia que aparenta ser mais rústica, se comparada as outras praias conhecidas do Uruguai. Ela é muito conhecida e procurada pelos turistas pelas lindas formações rochosas e também pelo carnaval, que é bem famoso.
La Paloma é uma pequena cidade litorânea no Departamento de Rocha, simples e com estilo bem característico de litoral mesmo. Ela possui algumas atrações turísticas lindas, como o farol chamado de El Faro Del Cabo Santa Maria e também um por do sol maravilhoso.
Departamento de Maldonado
O Departamento de Maldonado já perde o ar um tanto rústico de suas praias, dando lugar a praias com características de cidades maiores. Ficamos em Punta Del Este e fomos conhecer também Maldonado, Punta Balena e Piriápolis.
Nossa base foi Punta Del Este, que já conhecíamos, mas com um clima totalmente diferente. Nossa primeira viagem de carro para o Uruguai foi no inverno, em 2015 e amamos a cidade (leia aqui). Agora foi a vez de conhecê-la no verão e Punta Del Este não nos decepcionou. A cidade é linda, as praias são uma delícia e passear pela Rambla e pelo Porto foi uma das coisas que mais gostamos de fazer. Passávamos o dia na praia e no final da tarde íamos caminhar pela Rambla e pelo Porto. Depois uma parada em um dos bares ou restaurantes a beira-mar para um drink e para ver o por-do-sol.
Ainda em Punta Del Este, fomos conhecer a Isla Gorriti, uma pequena ilha perto da cidade e que é um encanto, perfeita para passar o dia.
Desta vez apenas passamos por Punta Ballena, onde está localizada a icônica Casapueblo do artista plástico Vilaró. Saiba mais sobre Punta Ballena aqui.
Piriápolis é uma cidade bem interessante, ao chegar lá você percebe que as casas e prédios são antigos, não há muitas construções novas. E é isso que dá todo o charme nessa linda praia, inclusive na rambla. A cidade também possui um porto, pequeno e gostoso de passear. Também é possível subir o Cerro San Antonio para se ter uma linda vista da cidade. Ele pode ser acessado de carro, ou ainda pelo teleférico do local.
Departamento de Montevidéu
E então chegamos a Montevidéu. Quando fomos em 2015 ficamos meio perdidos na cidade, não tínhamos GPS e nem celular funcionando, então foi bem difícil conhecer a cidade. Resolvemos dar uma segunda chance e não nos arrependemos. Saiba mais sobre nossa primeira viagem a Montevidéu, em 2015, clicando aqui.
Montevidéu é uma linda cidade, antiga, mas com muito charme e lindos lugares para conhecer. Aqui também há um espetacular por do sol, que vimos da Rambla e ficamos impressionados com os moradores, que no final da tarde se reúnem nas praias para conversar, para praticar exercícios, jogos e muito mais. Afinal, estávamos no verão e ninguém quer ficar preso em casa.
Colônia Del Sacramento
Em 2015 fomos até Colônia Del Sacramento, apenas de passagem. Quando chegamos lá compramos as passagens no Buquebus para Buenos Aires e não houve tempo para conhecer.
Então desta vez, resolvemos ir até lá e conhecer a famosa colônia. E que linda cidade histórica. Chegamos no hotel que havíamos reservado e logo saímos caminhando por Colônia Del Sacramento. Caminhamos e conhecemos todos os pontos turísticos da parte histórica central e achamos tudo muito bonito.
Dicas para a viagem
Documentos necessários
Fazer uma viagem de carro para o Uruguai é muito tranquilo. Ele é um dos países membros do Mercosul e por isso, para entrar no País, é necessário apenas o RG emitido a menos de 10 anos. Caso prefira, pode ser apresentado o passaporte, que será aceito normalmente, caso esteja válido.
Moeda
A moeda utilizada no Uruguai é o peso uruguaio, mas é possível utilizar o dólar americano e o real é aceito em alguns locais.
Há muitas casas de câmbio nas cidades maiores, sendo possível a troca de moeda e o câmbio foi bem interessante para nós.
Locomoção
Como fazemos em todas nossas viagens na região sul do Brasil, Paraguai e Argentina, fomos de carro, pois gostamos de viajar desta forma. É mais demorado para chegar, mas nos dá liberdade de ir e vir conforme nossa vontade.
Na época desta viagem, tínhamos uma caminhonete Pajero Dakar, prática e segura para quem ama viajar de carro como nós.
Também caminhamos muito, então sempre que temos um tempo maior em alguma cidade, procuramos caminhar para conhecer bem os locais.
Se nós recomendamos uma viagem de carro para o Uruguai? Com certeza. As estradas no Uruguai são boas e bem sinalizadas, então é bem fácil rodar de carro por lá. Existem vários pedágios pelo País, todos com o mesmo valor, 120 pesos uruguaios (em fevereiro de 2020).
Chip pré-pago
Outra coisa bem importante é ter acesso a internet para poder se localizar e para poder saber onde estão os pontos turísticos e saber mais sobre eles. Nós compramos um chip local, da Movistar. Pagamos R$ 25,00 e tivemos acesso a internet (3GB) e ligações pela viagem inteira. Achei muito barato, perto dos chips pré-pagos para serem utilizados no exterior, comprados no Brasil. E ainda ganhei um sorteio instantâneo de 5 GB a mais de internet, acabamos nem usando tudo e olha que ainda compartilhei o acesso com outro celular.
Quando ir
A melhor época para conhecer o Uruguai depende muito de cada um. Nós já fomos no inverno e adoramos e agora fomos no verão e também gostamos muito.
Se a viagem for para conhecer as praias como fizemos desta vez, a melhor época é de novembro a fevereiro, quando o calor é intenso e todas as atrações turísticas estão abertas. Também é possível fazer os passeios no mar, que são uma delícia, além de aproveitar a praia. Claro que é uma época de muito turistas, mas não achamos que estivesse tão cheio em fevereiro, conseguimos fazer tudo o que queríamos sem trânsito ou filas. Os restaurantes também estavam bem tranquilos.
Em 2015 fomos em julho, o frio era grande, mas nós que gostamos de frio, adoramos. Só que as opções de passeio são menores, porque o vento gelado impede que se vá a praia por exemplo. Mas é possível fazer passeios nas ramblas tranquilamente.
O que fazer
O Uruguai tem diversas opções, para todos os gostos. O litoral uruguaio tem praias calmas, badaladas, para curtir com a família e praias para a prática de esportes náuticos. Ou seja, é só procurar um pouquinho e você vai achar a sua praia.
Para quem não gosta de praia e prefere relaxar em águas termais, com temperaturas de 38º C a 46º C, também é possível e os locais são lindos e a natureza exuberante.
Caso prefira, existem também opções culturais e todo o patrimônio histórico do Uruguai que é belíssimo.
E você ainda pode aliar o seu tipo de turismo com opções de gastronomia ou ainda com o enoturismo e ter experiências incríveis.
2 Comments
Pingback:
Pingback: