Dicas de Viagem

Dicas de transporte em viagens

Em nossas viagens, já utilizamos diversos meios de transporte, disponíveis no local. Metro e trem,  uber e táxi, ônibus de linha e de city tour, shuttle e transfer. Seja qual for sua opção, todos são fáceis de serem utilizados, desde que você conheça um pouco do sistema local antes.

Shuttle ou Transfer

Uma de nossas preocupações sempre foi em como chegar ao hotel aonde vamos nos hospedar nos hospedar de forma rápida e segura, principalmente quando ainda não conhecemos o local e não dominamos a língua.

Então sempre contratamos o transporte (carro ou van) para nos buscar no aeroporto e nos deixar no hotel.

A contratação é rápida e fácil, mas é sempre bom buscar indicações e referências do serviço para que não haja maiores problemas.

Uber ou Táxi

Sempre utilizamos os dois serviços, mas ultimamente temos optado pelo Uber, porque podemos acompanhar tudo pelo aplicativo e também compartilhar nossas viagens com parentes ou amigos, mas principalmente porque é a opção mais barata mesmo.

Se bem me lembro, a última vez que pegamos táxi em viagem foi em Paris, em 2014. E me lembro  porque era um carro novinho e lindo.

Metro e Trem

Normalmente os mapas de metro representam as linhas por cores e o sentido é norte/sul/leste oeste. Não é difícil, desde que  você saiba onde está e para aonde quer ir ou chegar.

Depois de verificar o mapa e ver qual linha você deve pegar é hora de verificar o sentido do metro que deve pegar, para não ir para o lado errado. Não tem erro, a não ser que você não preste muita atenção mesmo (sou dessas quando não estou sozinha!!!).

De qualquer forma, hoje a maioria das operadoras de metro possui aplicativos que te ajudam nesta tarefa, bem como tem mapas on-line que também ajudam muito.

Estação de metro em Amsterdam.
Estação do metro em Londres.

Em relação ao trem, funciona praticamente da mesma forma e utilizamos alguns deles, como por exemplo, para ir de Paris até a Disney Paris e de Madrid para Toledo. É uma forma rápida de deslocamento e com custo mais baixo que as outras opções.

Estação de trem em Toledo, na Espanha.
Estação de trem em Madrid.

Nunca utilizei o metro no Brasil, então não posso dar minha opinião sobre este serviço.

Ônibus de linha e ônibus city tour

Duas ótimas opções, mas para usuários com perfil totalmente diferente. Por quê?

Normalmente os ônibus de linha são utilizados pelos locais da cidade, ou por turistas que já conhecem bem a cidade ou que não tem muito medo de errar. Ainda assim, é totalmente válido em alguns lugares, pois você pode ir conhecendo a cidade no caminho.

Aqui em Curitiba, não temos metro, mas temos um sistema de ônibus chamado “ligeirinho”. Ele para em poucos pontos e é mais rápido que os ônibus de linha. Basta saber para aonde você quer ir e pegar o que vai para o seu destino, verificando sempre o sentido correto.

Utilizamos ônibus de linha em Barcelona, em Paris e em Amsterdam (onde utilizamos também o bonde, que lá é chamado de tram). Foi fácil e prático, embora bem cheio em alguns horários.

Tram em Amsterdam.

O ônibus de city tour ou linha turismo, conhecido pelo sistema hop on – hop off, também é muito válido, principalmente se estiver no local pela primeira vez. Ele é seguro e prático, para em vários locais turísticos e você pode subir e descer nos locais desejados para visitar.

Ônibus de linha em Londres.
Passeio no ônibus hop-on hop-off em Londres.
Passeio de ônibus hop-on hop-off em Roma.

Considerações

Sempre que for viajar, planeje tudo com antecedência, inclusive como vai se deslocar pela cidade. Todos os tipos de transporte são válidos, alguns com custo maior, outros com custo menor. O importante é que você se sinta seguro e confortável com sua opção.

Em todas nossas viagens, em que não fomos de carro, optamos por um destes transportes. Aqui no Brasil, normalmente utilizamos o Uber e transfer.

Leia aqui o post sobre o trajeto do ônibus hop-on hop-off, ou a linha turismo, de Curitiba.

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!