Brasil,  Paraná

5 destinos no Paraná para quem ama a natureza

Nunca havia parado para pensar que tipo de destino mais me atrai. E me dei conta de que nos destinos nacionais sempre há passeios para quem gosta de natureza. E a gente adora cada um deles! Vou contar aqui sobre 5 destinos no Paraná para quem ama a natureza.

Sempre que podemos, pegamos o carro e saímos para viajar, mesmo que sejam viagens improvisadas de fim de semana e feriados ou mesmo passeios perto de Curitiba, do tipo bate e volta. E são estas escapadas que nos deixam cada vez mais encantados e com novos planos.

Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu não é exatamente perto de Curitiba, mas está localizada no Paraná, há 636 km da capital. Para este destino precisamos de um feriado prolongado ou pequenas férias.

Em Foz do Iguaçu há diversas opções de passeios como você pode ler e saber mais aqui, mas a escolhida para este post foi as Cataratas do Iguaçu.

Para acessar as Cataratas do Iguaçu é necessário entrar no Parque Nacional do Iguaçu. Após comprar os ingressos, o visitante percorrerá de ônibus do próprio parque, cerca de 10 km da entrada até a área de estacionamento perto das quedas.

As cataratas podem ser vistas antes mesmo de acessar as trilhas e a visão é surpreendente. Já nas trilhas, a visão será ainda mais bonita, até chegar bem perto das quedas onde o deslumbramento se completa. É um verdadeiro espetáculo.

Leia aqui tudo sobre nossa visita ao lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

Cânion Guartela

O Cânion Guartelá está localizado entre Castro e Tibagi (leia aqui sobre as opções de passeios na região), sendo que a distância de Curitiba é de 200 km. Ele é considerado o sexto maior Cânion do mundo em extensão e está localizado no Parque Estadual do Guartelá.

O Rio Iapó passa por ele e foi, ao longo do tempo, escavando o cânion, que hoje tem cerca de 30 km de extensão e paredões de até 450 metros, sendo que em alguns deles podemos ver lindas cachoeiras.

Há duas trilhas para conhecer no Parque e acessar o Cânion, uma de 5 km e outra de 8 km onde é necessário o acompanhamento de guias. No dia em que fomos estava chovendo, então resolvemos fazer a trilha básica de 5 km. E no final da trilha a vista foi maravilhosa.

Leia aqui tudo sobre nossa visita ao Cânion Guartelá.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é bem conhecida, ao menos pelo nome. Ela está localizada no litoral do Paraná e tem 25 km de praias e a maior parte delas está em área de preservação ambiental.

Para chegar até lá é necessário pegar um barco em Paranaguá ou em Pontal do Sul, dependendo de onde você estiver.

A ilha é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Paraná e a taxa de visitação é alta. Por isso mesmo o programa de manejo é bem restrito e administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná. Lá não é permitido carros, motos e nem tração animal, além disso várias partes da ilha são proibidas para os turistas.

Ainda assim toda a área possível de ser visitada é linda e vale muito a pena conhecer.

Ao todo, são cinco vilas distribuídas pela ilha, a vila Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza, não sendo possível visitar outras áreas da ilha, por serem de preservação ambiental. Nestas vilas estão localizadas as pousadas e restaurantes.

Leia aqui tudo sobre nossa visita na Ilha do Mel.

Caminho do Itupava

Este é um passeio de um dia, para quem gosta de fazer trilhas. O Caminho do Itupava é uma trilha histórica, com cerca de 22 km de extensão, que está localizado entre o município de Borda do Campo e a Estrada da Graciosa, no município de Morretes.

A trilha foi aberta entre 1625 e 1650, sendo abandonada por alguns anos e voltando a ser utilizada para passeio, principalmente após ser tombada como patrimônio histórico e natural do Estado do Paraná.

Algumas partes do calçamento original ainda estão bem preservados, outros nem tanto.

O caminho é marcado por morros como o do Anhangava, Pão de Loth e o Marumbi. Também é possível ver rios, riachos, cachoeiras e piscinas naturais.

Para chegar até lá, o ideal é contratar uma das vans que fazem o passeio, levando os turistas até o início da trilha, em Borda do Campo e indo buscar em Porto de Cima, em Morretes.

Leia aqui tudo sobre o Caminho do Itupava.

Estrada da Graciosa

Mais um dos pontos turísticos e históricos aqui do Paraná, a Estrada da Graciosa começou a ser construída em 1854, sendo inaugurada em 1873.

A exuberância da natureza é o que mais chama a atenção de quem passa pela Estrada da Graciosa. Ela passa pelo trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, onde pequenas nascentes de riachos são encontradas em vários pontos.

Além disso, a estrada passa por dois parques estaduais, o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange. E como se não bastasse toda essa maravilha, o trecho da Serra foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Leia aqui tudo sobre a Estrada da Graciosa.

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: