Europa,  Reino Unido

Inverness, a capital das Highlands

Inverness, a capital das Highlands, é considerada a capital cultural das Terras Altas e o nome significa “boca do Rio Ness”. Já na chegada descobrimos que a cidade é apaixonante, pois conta com vários elementos que envolvem os visitantes que, como nós, gostamos de conhecer um pouco de tudo como a parte turística, cultural, culinária e de compras (claro).

Colocamos Inverness em nosso roteiro para ser nossa base nas Highlands por 2 dias, afinal viajaríamos de carro por algum tempo para ver tudo que queríamos.

Chegamos

Chegamos em Inverness a tarde, de trem. Como o B&B que ficaríamos era perto, cerca de uns 15 minutos de caminhada, resolvemos ir a pé até lá. O que não imaginamos é que teria uma grande subida pela frente. Mas resolvemos encarar e subimos para a parte alta da cidade de mala e cuia.

Logo localizamos o B&B, deixamos nossas malas e saímos para conhecer a cidade. Devo confessar que no planejamento da viagem, não achei que ia gostar de Inverness, mas ao caminhar pela cidade fui me encantando. Uma das coisas que me atraem e me deixam lembranças em uma cidade é a música e conforme íamos caminhando começamos a ouvir uma música ao fundo e me encantei ainda mais.

B&B Averon House

Passeando

Chegamos a um local onde era possível ver o Rio Ness, ainda estávamos na parte alta da cidade e tivemos uma vista belíssima, inclusive do Castelo de Inverness. O que não esperávamos era que ele estivesse em reforma, não conseguimos chegar perto para conhecer.

Enfim, fomos descendo a rua e chegamos ao Rio Ness, nos encantando com tudo em nossa volta, vimos a Catedral de St. Andrew, construções antigas, várias igrejas, monumentos, uma beleza sem fim. Fomos acompanhando o rio e fazendo um zig zag nas pontes, para irmos conhecendo os dois lados da cidade.

Aos poucos foi escurecendo (já eram quase 21 horas) e resolvemos ir jantar. Optamos pelo Wetherspoon The Kings Highway. Comi um Hamburguer Clássico (não sou uma pessoa que come coisas muito diferentes) e o Jefferson foi de pizza peperoni.

Ficamos um tempo no pub, de olho em tudo e em todos. Achamos estranho que as pessoas não pediam nada para comer, depois descobrimos que é realmente um hábito. Praticamente todos os pubs a cozinha fecha lá pelas 19 horas e passam a servir só bebidas. No local que estávamos, ficava aberta, mas se acabasse a comida, só teria bebida.

Saímos de lá e ainda caminhamos mais um pouco pela cidade para conhecer. Fomos novamente até a Catedral St Andrew, onde estava acontecendo um festival de música escocesa. Até que o cansaço e o frio e chuva nos venceram e fomos descansar.

Catedral St Andrew
Fonte: visitscotland.com/info/see-do/inverness-cathedral-dedicated-to-st-andrew-p2336391

E então, no dia seguinte

No dia seguinte, acordamos e fomos tomar café da manhã e eu estava bem tranquila, com café, pão e comidinhas tradicionais desta refeição, até que o proprietário trouxe o café da manhã tradicional escocês, que é composto de ovos, bacon, tomates grelhados, salsichas, um bolinho de batata, cogumelos, feijão e black pudding (que é uma linguiça feita de sangue de porco, aveia, gorduras e especiarias).

Bom, comi algumas coisinhas, mas não tudo, primeiro porque é comida demais e segundo, porque achei tudo meio fora do “meu” normal e sim, sou fresca pra caramba com essas coisas.

Depois de praticamente almoçar no café da manhã, fomos procurar uma locadora de carros para tirar o atraso que tivemos por conta da falta de carros em Londres.

Fomos caminhando para ir conhecendo a cidade e depois de alugar o carro, pegamos nossa bagagem no B&B e fomos dar uma volta na cidade. Infelizmente, como perdemos uma noite em Inverness, acabamos não conseguindo conhecer todos os locais que planejamos.

Pontos Turísticos de Inverness, a capital das Highlands

Inverness é uma cidade fácil de se conhecer a pé, mas alguns locais turísticos são fora da cidade, então neste caso é necessário utilizar o transporte público ou contratar um transporte particular.

Catedral de Inverness

Também conhecida por Igreja Catedral de Santo André ou melhor, Cathedral Church of Saint Andrew, começou a ser construída em 1866 e a inauguração ocorreu em 1869. O estilo da Igreja Catedral é o neogótico. Ela está aberta 365 dias por ano. Ao caminhar pela margem do Rio Ness você certamente encontrará a Igreja, já que ela está localizada logo ao lado do rio.

Castelo de Inverness

O Castelo de Inverness foi construído em 1836 e estava em reformas quando estivemos lá (maio/2022). Ele não é aberto ao público, mas é possível caminhar pelos jardins e dizem que a vista da cidade é muito bonita. Infelizmente ele está todo cercado para as reformas e não pudemos ir até lá para conferir. Apenas conseguimos fotos distantes.

Rio Ness

O Rio Ness passa no meio da cidade e tem 20 km de comprimento. O nome da cidade tem origem no nome do rio, como comentei acima e significa “boca do Rio Ness”.

Lago Ness

O Lago Ness é super conhecido por causa da lenda (ou verdade, não sabemos) do monstro do Lago Ness. O monstro, que ninguém sabe se existe de verdade, é chamado carinhosamente de Nessie. Vou contar sobre ele logo em seguida.

Em relação ao lago propriamente dito, é um lago muito grande, com cerca de 56 km², além de ser muito profundo (o ponto mais profundo tem 230 m) e de água doce. Mas, devido a grande quantidade de turfa ao redor do lago, as águas são bem turvas.

Você pode fazer uma caminhada na beira do lago, ou ainda fazer um passeio de barco no lago.

Monstro do Lago

Há diversas histórias sobre a aparição do monstro do Lago Ness, sendo que as primeiras surgiram no século 6 e mais recentemente, em 2013. Os relatos são parecidos e sempre sugerem que o monstro seria um “plessiosauro”, um parente dos dinossauros. Mas, apesar de já terem sido realizadas diversas buscas, nada foi achado ou comprovado, ficando apenas na imaginação das pessoas. O monstro faz parte da cultura escocesa, bem como ajudar o turismo e o comércio a prosperar.

Só sei de uma coisa, eu dei uma olhadinha por lá e não o encontrei. Imagina, se tenho medo até de lagartixa, imagina um bichão desse…

Culloden Battle

Uma das histórias mais tristes de Inverness, a capital das Highlands se passou em Culloden Battle ou Campo de Batalha de Culloden. Este é o local onde foi travada a batalha entre os jacobitas escoceses, das Terras Altas, que defendiam Bonnie Prince Charlie contra o exército britânico, na tentativa de recuperar o trono para seu pai, que era pretendente ao reino da Escócia e da Inglaterra. As tropas de Bonnie Prince foram derrotadas nesta batalha, destruindo o sonho dos escoceses de restaurar a monarquia do trono inglês aos Stuart.

A batalha foi rápida e brutal, em cerca de uma hora, cerca de 1500 homens morreram, sendo que 1000 eram jacobitas. Hoje o local é um museu a céu aberto, com muitos artefatos e lápides espalhados. Há também exposições interativas que mostram como teria sido o conflito.

Clava Cairns

O Clava Cairns é sítio arqueológico que consiste em um cemitério, da Idade Média, bem preservado. Ele foi utilizado em dois períodos históricos. O primeiro, cerca de 2000 anos A.C. e o segundo, cerca de 1000 anos A.C.

Como chegar em Inverness, a capital das Highlands

Há muitas opções para chegar até Inverness. É possível ir de avião, pois a cidade conta com o Aeroporto de Inverness. Também é possível ir de trem, carro ou mesmo ônibus, pois a cidade conta com boas estradas e com estrutura ferroviária muito boa.

Como se locomover

Se for passear pela cidade, aproveite para caminhar. O centro da cidade não é muito grande, o que facilita a caminhada. Caso queira conhecer lugares um pouco mais distantes, utilize os ônibus de linha, carro alugado ou contrate um tour organizado para o local. E aproveite muito, você não irá se arrepender.

Quer saber mais

Se quiser saber mais sobre nossa viagem para a Escócia, clique aqui e veja o que fizemos.

 

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!