América do Sul,  Argentina,  Brasil,  Outros Destinos,  Uruguai

Road Trip Curitiba Uruguai Argentina

Em 2015 resolvemos fazer uma road trip Curitiba Uruguai Argentina, voltando para o Uruguai e depois para Curitiba.

Nosso roteiro era: saída de Curitiba, Praia Grande (em Santa Catarina), Canela, Gramado, Jaguarão, Rio Branco, Montevidéu, Buenos Aires, Punta del Este, Jaguarão e retorno a Curitiba.

A revisão do carro foi feita, o seguro carta verde foi providenciado e estávamos prontos para viajar.

Nossa road trip totalizou em 5.305 km rodados em 21 dias, uma delícia, para quem gosta de viajar de carro e conhecer novos lugares.

O Roteiro

Nós gostamos muito de viajar para a Serra Gaúcha e sempre vamos de carro, mas desta vez queríamos conhecer os cânions do sul, então a escolha foi fácil.

1º dia – Saída de Curitiba – pernoite em Balneário Camboriú.

2º dia – Saída de Balneário Camboriú, chegada em Praia Grande.

3º dia – Cânions Fortaleza e Itaimbezinho.

4º dia – Trilha no Cânion Malacara.

5º dia – Saída de Praia Grande, chegada em Canela.

6ºdia – Gramado e Canela.

7º dia – Gramado e Canela.

8º dia – Gramado e Canela.

9º dia – Saída de Canela, pernoite em Jaguarão.

10º dia – Saída de Jaguarão, chegada em Montevidéu.

11º dia – Montevidéu.

12º dia – Saída de Montevidéu, chegada em Buenos Aires.

13º dia – Buenos Aires.

14º dia – Buenos Aires.

15º dia – Saída de Buenos Aires, chegada em Punta del Este.

16º dia – Punta del Este.

17º dia – Punta del Este, Punta Balena.

18º dia – Saída de Punta del Este, Piriápolis, pernoite em Jaguarão.

19º dia – Saída de Jaguarão, chegada em Balneário Camboriú.

20º dia – Balneário Camboriú.

21º dia – Saída de Balneário Camboriú, chegada em Curitiba.

A Viagem

Primeira parte – Sul do Brasil

Começamos nossa road trip saindo de Curitiba por volta de 15:00 e chegamos em Balneário Camboriú, para passar a noite e descansar. No dia seguinte, acordamos e saímos rumo a Praia Grande.

A distância entre as duas cidades é de 345 km, fizemos algumas paradas no caminho e chegamos lá por volta de 16:00. Resolvemos ficar na pousada para jantar já que no inverno escurece cedo e não conhecíamos a cidade.

Fomos conhecer os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, para saber como foi e o que achamos, leia o post onde contamos tudo a respeito. Em um dia é possível conhecer a parte superior dos dois cânions.

Fizemos a trilha do Cânion Malacara no 4º dia e apesar do cansaço no final do dia, foi recompensador ter conhecido este cânion.

No dia seguinte passeamos um pouco por Praia Grande e pelos arredores da cidade e logo pegamos a estrada. Fomos em direção à Cambará do Sul e de lá para Canela. Chegamos no final da tarde e já fomos para Gramado passear um pouco.

Os dias (6, 7 e 8) em Gramado e Canela foram dias de recarregar as energias, adoramos as duas cidades e sempre que podemos vamos para lá, por poucos dias, mas sempre voltamos renovados.

Como já conhecemos quase tudo por lá, ficamos só “batendo perna” mesmo, sem a correria de conhecer uma nova cidade.

De volta a estrada no 9º dia, saímos de Canela rumo a Jaguarão, ou seja, cerca de 490 km. Pegamos muito trânsito no caminho e muitas regiões alagadas devido as chuvas. Chegamos na cidade a noite.

Segunda parte – Uruguai e Argentina

Saímos de Jaguarão rumo a Rio Branco no Uruguai. Demos uma parada para conhecer as lojas e ver os preços para ver se valia a pena fazer comprinhas por ali.

Não há tantas lojas quanto no Paraguai e os preços são um pouquinho mais altos. Como iríamos voltar ao Brasil por Rio Branco, deixamos para fazer umas comprinhas na volta.

Chegamos a Montevidéu de noite, leia nosso post para saber sobre a cidade. Encurtamos nossa passagem pela cidade, mas essa história eu contei no post marcado ali em cima.

De Montevidéu, fomos até Colônia del Sacramento para atravessarmos para Buenos Aires, infelizmente não deu tempo de conhecer a cidade, que muitos dizem que é linda e inesquecível.

Enfim, gastamos muito para atravessar com o carro para a Argentina, mas por um lado foi bom, porque o usamos para nos deslocar por lá, o que é bem fácil e tranquilo.

Passamos dois dias em Buenos Aires e no terceiro dia, resolvemos voltar para o Uruguai por terra, porque não queríamos gastar novamente com o buquebus.

A distância entre Buenos Aires e Punta del Este via Colônia, utilizando o buquebus, é de 406 km e o tempo médio de chegada é de 7 horas, devido a espera na imigração, travessia, etc.

Já a travessia via Fray Bento (leia nosso post sobre esta rota alteranativa) são 715 km e quase 9 horas de viagem, mas a economia é de cerca de R$ 1.300,00. Para nós, que queríamos economizar e e que gostamos de viajar de carro, não houve nenhuma dúvida de qual rota seguiríamos.

Chegamos em Punta no final da tarde e já aproveitamos um pouco da cidade, leia sobre nossa passagem pela cidade no post sobre Punta del Este.

Amamos conhecer Punta, mas tínhamos que ir embora, então lá fomos nós para Jaguarão novamente. Chegamos a noite na cidade e no dia seguinte fomos para Rio Branco fazer umas comprinhas nos free shop da cidade.

E então iniciamos nosso retorno.

Terceira parte – Volta ao Brasil

Fizemos uma parada de descanso em Balneário Camboriú, por uns 2 dias e enfim voltamos para Curitiba, cansados, mas felizes com nossa aventura!

Planejamento

Claro que para fazer uma road trip, você tem que gostar de estar na estrada. Nós não planejamos todos os detalhes. Sabíamos aonde íamos, mas só reservamos hotel em Praia Grande e Canela, o restante do trajeto foi meio “na loca”, mas foi bom demais.

O Booking foi nosso aliado na busca por hotéis, todas as reservas foram feitas por ele.

Utilizamos o GPS no Brasil, o que sempre nos ajuda. Mas ao entrarmos no Uruguai, ele não quis mais falar comigo… rsrsrsrs. Mas não tivemos muito problema com isso.

Em Jaguarão, nos deram um mapinha básico das estradas e seguindo por ele chegamos a Montevidéu sem problemas. Mas chegando lá… nada muito difícil, mas tivemos que sair perguntando se alguém conhecia a rua do hotel onde iriamos ficar.

No final das contas, achamos a rua quase que por acaso… ufa! Chegamos.

Conselho  – instale em seu celular um app com mapa que funcione mesmo off-line. Ou então, compre um chip internacional para não ficar sem internet, afinal, você nunca sabe quando pode precisar.

 

 

3 Comments

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: