Nosso roteiro em Bento Gonçalves, 3 dias
Faz tempo que queríamos conhecer Bento Gonçalves. Apesar de sempre chegarmos bem pertinho, no Vale dos Vinhedos, nunca tivemos muito tempo para conhecer a cidade. Desta vez, foi a primeira a ser incluída em nosso roteiro e no planejamento do que iríamos fazer em Bento Gonçalves.
Nossa chegada em Bento Gonçalves
Saímos de Antônio Prado (leia tudo sobre nossa visita à cidade clicando ali, no nome da cidade) e pegamos a estrada (errada rsrsrs, mas logo a gente percebeu e voltamos para a estrada certa). Nosso roteiro em Bento Gonçalves era de 3 dias e já sabíamos o que fazer na cidade e região.
Ponte do Rio das Antas
A primeira parada ao chegarmos na cidade foi na Ponte Ernesto Dornelles, ou Ponte do Rio das Antas como é mais conhecida. Começou a ser construída em 1942 e foi finalizada e aberta em 1952. É uma linda ponte e sinceramente achei que ela fosse bem mais recente, pois aparentemente está bem conservada.
Dali já começamos a procurar a primeira rota turística de Bento Gonçalves, a Rota das Cantinas Históricas. O local retrata a história e a cultura da região. Mas como tivemos problemas tecnológicos (falta de sinal do celular na estrada) acabamos não localizando os pontos turísticos na região.
Rota Caminhos de Pedra
Voltamos para a estrada e chegamos na Rota Caminhos de Pedra, que é um roteiro de 12 km. Nele está presente a arquitetura histórica, a gastronomia e a cultura dos imigrantes italianos. Contamos sobre todos os lugares que vimos e que visitamos aqui.
Depois de conhecermos tantos locais bonitos, fomos para o hotel que havíamos reservado, o Oteo Bento Gonçalves.
Apesar de ter verificado que ficava bem perto do centro, estranhamos porque ele ficava na estrada. Só quando saímos para jantar, vimos que realmente é bem perto. Então no fim da história tinha valido a pena pegar este hotel pelo ótimo custo benefício, mas principalmente porque estávamos de carro.
Nosso jantar
Como ainda não havíamos passado pela cidade, resolvi pesquisar no Google sobre os restaurantes da cidade. As duas primeiras opções que apareceram pareciam muito boas e resolvemos arriscar.
Aliás, nosso roteiro em Bento Gonçalves não previa nenhum restaurante, apenas um barzinho, que o final nem fomos conhecer.
Fomos ao restaurante Q Palato Gourmet e Pizza e ao chegarmos lá deu até um medinho, pois o restaurante era muito bonito e parecia ser caro. Confiei no Google e resolvemos entrar. Foi um grande acerto, um lugar delicioso, com uma decoração aconchegante. O atendimento foi muito bom e ainda aprendi mais algumas coisinhas sobre vinhos que eu nem imaginava.
Fizemos nosso pedido e, apesar de ter um cardápio sensacional, acabamos pedindo uma pizza que estava maravilhosa. Aceitamos a sugestão de vinho para tomarmos e fomos surpreendidos pela indicação, um Dom Cândido (uma de nossas vinícolas preferidas) que combinou perfeitamente com nosso pedido.
O Restaurante Q Palato está localizado na Rua Planalto, 1075, Bairro São Bento. O telefone para reservas é 54 3454-3382.
Nosso segundo dia em Bento Gonçalves
No dia seguinte, fomos conhecer Bento Gonçalves. Nossa primeira parada foi no CAT – Pipa Pórtico, onde fomos pegar informações turísticas da região e tirar fotos no pórtico, claro.
Pelo nome do local já é possível imaginar o formato dele. Sim, formato das pipas de madeira que armazenavam o vinho produzido na região.
A cidade
A história de Bento Gonçalves se iniciou por volta de 1870, sendo que a partir de 1875 se intensificou com a chegada dos imigrantes e com o desenvolvimento do comércio local.
A cidade tem uma história muito rica e há várias referências por ela. Prédios históricos, monumentos e ainda a Estação Ferroviária, que fomos conhecer. Ali, a parte turística mesmo, de onde saem os passeios de Maria Fumaça, que percorrem a região da uva e do vinho, em um passeio de aproximadamente duas horas. Infelizmente, desta vez, não fizemos o passeio de trem.
Continuando o passeio fomos até a Via Del Vino, uma avenida com alguns pontos históricos da cidade. É também onde está a La Fontana, que é um chafariz que ao invés de água, jorra vinho (de mentirinha, claro).
Depois fomos até a Praça Achyles Mincarone, onde estão o Monumento aos Imigrantes e também a Igreja São Bento. O Monumento aos Imigrantes é uma escultura em bronze que homenageia os imigrantes que construíram a cidade.
A Igreja São Bento tem o formato de pipa e foi construída nesta forma para homenagear a atividade vitivinícola da cidade.
Após o passeio pelos pontos turísticos da cidade, fomos conhecer uma vinícola em Pinto Bandeira, a Cave Geisse. Contamos tudo sobre este passeio aqui.
Vinícola Aurora
Ao voltarmos para Bento Gonçalves no final da tarde, fomos conhecer a Cooperativa Vinícola Aurora.
Ao chegarmos lá, já havia um grupo aguardando para fazer a visitação guiada, que é gratuita e dura cerca de 30 minutos. Da recepção, fomos para uma sala onde assistimos um vídeo institucional e logo após fomos conhecer a cooperativa.
A vinícola é tão grande que ocupa uma parte subterrânea da cidade, inclusive alguns túneis cruzam as ruas da cidade por baixo e guardam parte da tradição do local.
Passamos pelos tanques de inox utilizados hoje em dia, depois pelos imensos barris de madeira onde eram armazenados os vinhos e por último pelos barris de carvalho onde atualmente alguns vinhos ficam mantidos, durante sua elaboração.
Depois de conhecê-la chegamos a Cave Bi Bacco, que é o local onde os vinhos e os espumantes podem ser degustados, antes da visita ser encerrada, na loja, onde estão expostos todos os produtos da cooperativa.
Nosso jantar
À noite fomos conhecer o Restaurante Caldeira, que tem um ambiente bem aconchegante e um cardápio que te deixa com água na boca. Chegamos, escolhemos o vinho e em seguida foram servidas bruschettas que estavam sensacionais.
Pedimos um Filé a Parmegiana que estava uma delícia, um tempero maravilhoso. O dono do restaurante está o tempo todo por ali, verificando se está tudo certo com o pedido, conversando com os clientes, tudo perfeito e delicioso.
Como o restaurante sempre está bem cheio, é bom fazer reserva para não correr o risco de chegar e não conseguir entrar.
O restaurante está localizado na Rua Antônio Ducatti, 138, Cidade Alta. O telefone para a reserva é 54 3701-0272.
Nosso terceiro dia em Bento Gonçalves
Em nosso terceiro dia em Bento Gonçalves, resolvemos explorar a região. Fomos conhecer a cidade de Carlos Barbosa e Garibaldi, depois fomos para o Vale dos Vinhedos.
Cidades próximas
Leia aqui tudo sobre nosso passeio em Carlos Barbosa e nossa visita à Tramontina. E aqui tudo sobre nosso passeio em Garibaldi e às vinícolas Garibaldi e Peterlongo.
Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos já é nosso conhecido, sempre que podemos voltamos às nossas vinícolas preferidas para conhecer as novidades e comprar vinhos e espumantes. Contamos aqui tudo sobre o Vale dos Vinhedos e nossos passeios por lá. A novidade desse ano é que fomos conhecer o Winegarden da Miolo e contamos tudo sobre esse passeio aqui.
À noite, resolvemos ir conhecer a ExpoBento e a Fenavinho, que é uma feira multissetorial e a feira de vinhos que estava ocorrendo na época. Mas ao chegarmos lá estava muito cheia e resolvemos conhecer a vida noturna da cidade.
Nosso jantar
Jantamos no Pirandello Pizzeria e Ristorante, que é um restaurante muito gostoso e com clima mais familiar. Pedimos um calzone a moda e que estava divino, acompanhado de um delicioso vinho, é claro.
O Pirandello Pizzeria e Ristorante está localizado na Rua Henry Hugo Dreher, 370, Bairro São Bento.
Depois de jantarmos fomos caminhar um pouco pela região, que tem vários restaurantes e bares e que estava bem cheia naquele horário. Já com pena de ter que ir embora, fomos para o hotel, pois no dia seguinte iríamos seguir nossa viagem.
Acabou e deixou saudades
Bento Gonçalves é uma cidade muito acolhedora, que nos surpreendeu pelo tamanho e por toda a estrutura turística e já deixou saudades. Será mais uma das cidades que vamos querer voltar sempre que for possível.
Dicas para planejar sua viagem
Sempre que possível planeje ao menos os itens abaixo para sua viagem. Em nosso roteiro em Bento Gonçalves tivemos o cuidado de reservar o hotel pelo Booking. Apesar de termos estranhado a região em que o hotel ficava (não observei o mapa disponível no endereço do hotel) o hotel era exatamente o que tínhamos visto nas fotos.
Hotel – para reservar bons hotéis no local que você vai visitar, recomendamos a utilização do Booking, assim como nós sempre fazemos. Reservando diretamente pelo link disponível aqui no blog, você não paga nada a mais por isso.
Seguro – conheça as melhores opções de seguro viagem para você e sua família na Seguros Promo, onde você pode escolher o seguro que irá se adequar ao seu perfil de viajante. Utilize a seguros promo e se livre de dores de cabeça e complicações em caso de acidentes, perda de mala ou até mesmo de alguma doença. Acesse a Seguros Promo pelo link do blog e não pague nada a mais por isso.
Aluguel de Carro – prefere utilizar carro no seu destino? Nós também. Então conheça as opções de carro na Rentcars, que tem os melhores preços. Reservando diretamente pelo link disponível no blog, você não paga nada a mais por isso.
6 Comments
Vanessa Orfao
Estou louca para conhecer essa região e adorei seu post. Me animou a já programar a próxima viagem kkkk
Ana Lúcia Souto
Que bom que gostou do post e que te inspiramos a programar essa viagem. Você vai adorar a região dos vinhedos e dos vinhos. Depois me conta ok!
Marcia Maria Galuppo Mattar
Gostei muito de seus roteiro! Farei o mesmo!
Somos da idade de vocês e isso nos dá segurança.
Ana Lúcia Souto
Vocês vão adorar. Depois me conta como foi, ok. Abraços!
Pingback:
Pingback: