O que aconteceu no ERBBV 2018 em Curitiba
ERBBV
O encontro da RBBV aconteceu em Curitiba, no início de novembro, com diversas palestras, painéis, passeios e em clima de confraternização entre os cerca de 150 blogueiros de viagem que estiveram presentes no evento.
RBBV
A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem é uma comunidade que reúne mais de 1300 blogueiros, que trocam experiências e que se ajudam mutuamente nas questões relacionadas a turismo e viagens. Além do site da rede, fazemos parte de algumas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.
O ERBBV 2018
Depois do sucesso que foi o ERBBV 2016, já esperávamos que houvessem novos encontros. E foi o que aconteceu em 2018, com o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. O local escolhido para o encontro foi a cidade de Curitiba, por ser um destino turístico e por estar preparada para diversos tipos de eventos.
Programação do ERBBV 2018
A programação oficial do encontro teve início no dia 01 de novembro, mas a agenda começou em 31 de outubro com o Tour Comida de Boteco, que foi idealizado e desenvolvido pela Carol Moreno, que além de realizar o tour também tem um blog de viagem.
No tour, os participantes passaram por quatro bares no centro histórico, para conhecer os petiscos mais pedidos da casa. O clima foi de descontração entre os 15 participantes.
Primeiro Dia
No dia 01 de novembro, pela manhã, houve a visita à Torre Panorâmica de Curitiba, que é uma torre de suporte à telefonia celular da cidade e que é administrada em conjunto com o Instituto Municipal de Turismo. Leia mais sobre a Torre Panorâmica no post sobre o que fazer em Curitiba.
A recepção aos blogueiros foi feita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca e pela secretária de turismo da cidade Tatiana Turra. Após as palavras de boas vindas, foi oferecida uma das bebidas locais tradicionais, a gasosa de gengibirra, além de brindes turísticos.
À tarde, foi realizado o city tour no ônibus de turismo, linha turismo, em ônibus double deck, que foram disponibilizados exclusivamente para os blogueiros e fez três paradas, no Jardim Botânico, na Unilivre e no Parque Tanguá.
À noite ocorreu à abertura oficial do encontro, com recepção no Hard Rock Café Curitiba e serviço de coquetéis, chopp e diversos petiscos. Foi o momento de rever amigos e de conhecer vários outros que até então eram amigos virtuais. Tudo isso em um ambiente moderno e aconchegante, exclusivo para nosso encontro.
Segundo Dia
No dia 2 de novembro o encontro foi marcado por uma viagem incrível, algo que os blogueiros adoram. Fomos para Morretes, cidade histórica do litoral paranaense.
Descemos a Serra da Graciosa de van e voltamos de trem, quando pudemos curtir a vista espetacular da Mata Atlântica, da Serra do Mar e ainda o por do sol quando estávamos chegando a Curitiba.
Em Morretes, almoçamos no Madalozo, um restaurante com comida típica do litoral paranaense, onde foi servida a especialidade da casa, o barreado, que é um prato preparado a base de carne, servido com farinha de mandioca e banana.
O nome se dá porque a panela onde são colocados os ingredientes é selada com uma espécie de pirão, para que o vapor não escape e a carne cozinhe lentamente.
Após o almoço, passeamos pela cidade descobrindo seus encantos.
A confraternização à noite foi realizada no Gards Rooftop, um bar de drinks, chopp e vinhos que está instalado em uma das varandas do Shopping Pátio Batel. E foi onde tomei um Gin Tônica sensacional. E as comidinhas, uma delícia, risoto quatro queijos, espetinhos e doces deliciosos.
Terceiro Dia
Esse foi o dia de “botar a mão na massa”, ou seja, dia de palestras e painéis especialmente pensados para o desenvolvimento dos blogs e das redes sociais associadas a eles. As palestras deste dia aconteceram no Mercado Municipal de Curitiba e foram bem interessantes e com muitas novidades.
Depois de passarmos o dia no mercado, entre diversas palestras e painéis, houve uma festa de confraternização à noite. Desta vez, fomos recepcionados no Restaurante Ópera Arte, que está instalado na Ópera de Arame.
Ao chegarmos à Ópera de Arame, fizemos um tour com muitas informações interessantes e vimos uma exposição de fotos e após fomos para o Ópera Arte, onde fomos recepcionados com deliciosos drinks e com um buffet delicioso, elaborado para o evento. E no meio dessa linda confraternização, assistimos a apresentação do projeto Vale da Música. Foi tudo maravilhoso.
Quarto Dia
Nosso último dia de encontro começou com uma visita exclusiva à Arena da Baixada, que é o Estádio do Atlético Paranaense (meu time do coração).
Assistimos a uma palestra sobre a história do Estádio, que caminha junta com a história do Atlético e depois tivemos um tour conhecendo vários cantinhos da moderna arena e conhecemos o que foi feito em termos de sustentabilidade, como a captação de recursos hídricos, redução do consumo de energia, dentre outros. Um espetáculo.
Depois do tour, fomos até o gramado, onde foi possível inclusive jogar um pouquinho de futebol. E ai quem ama jogar futebol, aproveitou para dar uns chutinhos na bola no gramado da Arena da Baixada. Foi lindo! Leia mais sobre a Arena da Baixada clicando aqui.
E a tarde, já com um aperto no coração, tivemos nossas últimas palestras e painéis, desta vez no Espaço Cultural Capela Santa Maria, um local que faz parte da história de Curitiba e que foi restaurado, sendo utilizado como sala de concertos e sede da Camerata Antiqua de Curitiba, que é um grupo de coro e orquestra que foi fundado em 1974 e é mantido pela Prefeitura de Curitiba.
As palestras superaram todas minhas expectativas e me deixaram com gostinho de quero mais, mas infelizmente elas chegaram ao fim.
À noite, nos reunimos no Restaurante o Jardineiro (leia mais sobre o restaurante), onde entramos em clima de comemoração, confraternização e descontração. Foi servido o jantar e bebidas, tudo muito gostoso e com a Banda Applause tocando para nós. Após o jantar, não nos intimidamos e dançamos e curtimos juntos essa amizade e parceria criada pela RBBV.
Patrocinadores e Parceiros do ERBBV 2018
Depois de quatro dias e noites juntos, temos que agradecer aos organizadores do encontro que doaram seu tempo, esforço e muita boa vontade para nos proporcionar inspiração para levar em frente nossos projetos e sonhos. E também aos patrocinadores e parceiros do Encontro da RBBV, pois sem eles o evento não seria possível de ser realizado.