O que fazer em Ponta Grossa? 3 lugares naturais para conhecer na cidade
Fazia um tempo que queríamos conhecer os lugares naturais em Ponta Grossa e da região. Normalmente só passamos pela cidade, ou então vamos a algum evento familiar, sem sair para realmente conhecê-la. Mas desta vez foi diferente, aproveitamos o feriado para conhecer um pouco da cidade e principalmente a natureza que é incrível por lá.
Veja os 3 lugares naturais em Ponta Grossa que escolhemos para mostrar a vocês. Você ficará sem palavras, como nós ficamos.
Ponta Grossa
Ponta Grossa está localizada no estado do Paraná, na região dos campos gerais e é a quarta cidade mais populosa do estado segundo o estimativa do IBGE de 2019.
Sua história está ligada ao tropeiros que passavam pela região e paravam por ali para descansar e se alimentar, sendo que aos poucos os locais de pouso dos tropeiros foi se desenvolvendo até se transformar em um povoado, que posteriormente se transformou na cidade que é hoje.
Melhor época para conhecer
No verão, as temperaturas médias chegam a 30º e as chuvas são mais constantes, principalmente em janeiro.
O período de chuvas, além de janeiro, se concentra também nos meses de abril e outubro.
Já o período de seca, coincide com o inverno, ou seja, começa em junho e vai até setembro.
Como muitos atrativos da região são naturais, o ideal é visitar a cidade em períodos de seca ou de pouco chuva, para aproveitar.
Lugares naturais em Ponta Grossa
1. Parque Estadual Vila Velha
Já falamos sobre o Parque aqui, mas voltamos a falar dele aqui, pois é considerado um dos principais atrativos naturais do Estado.
As principais atrações do Parque são os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada.
Os arenitos, são as formações rochosas que tem formatos diversos como camelo, taça e até mesmo formatos que lembram pessoas. Para conhecer o parque é necessário o acompanhamento de guias que contam tudo sobre o parque, desde a formação em si, até curiosidades sobre os arenitos.
Há duas trilhas para os arenitos, uma com 1,1 km e que é percorrida em cerca de 40 minutos e outra com cerca de 1,5 km e que possui alguns degraus e é percorrida em meio aos arenitos e da mata.
As furnas são grandes poços que tem aproximadamente 100 metros de profundidade e que possuem água no interior e vegetação exuberante ao redor. O visitante percorre uma trilha curta passando pelas três furnas existentes.
O visitante é acompanhado por guias que dão várias explicações sobre as furnas e acompanham o passeio tirando todas as dúvidas.
A Lagoa Dourada pode ser acessada por uma trilha de aproximadamente 400 metros. Ela também é uma furna, que está em estágio final, pois vários detritos foram sendo depositados em seu fundo, fazendo com que não houvesse mais a passagem de água, sendo sedimentado aos poucos e se transformando em uma grande lagoa.
O nome lagoa dourada vem dos detritos existentes que refletem a luz do sol em determinados horários e a impressão é de que ela é dourada.
2. Buraco do Padre
O Buraco do Padre é uma furna que possui uma cascata em seu interior. Para ver a furna e a cascata, os visitantes percorrem uma trilha de 1 km em meio a mata, mas o local é bem cuidado, fazendo com que a trilha seja de fácil acesso.
Após percorrê-la, chega-se ao interior da furna e a visão que se tem é um espetáculo. Parece uma caverna, com um buraco em cima e do meio da parede há uma cascata com cerca de 30 metros de altura. Se você gostar de se molhar, vá preparado, pois é possível entrar na água e chegar até a cachoeira. Realmente maravilhosa.
Voltando pela trilha, é possível conhecer a parte de cima da furna. A trilha nesse local é mais difícil, mas a visão que se tem de lá também é um espetáculo a parte.
Nesta parte também é possível conhecer a Fenda da Freira. Infelizmente quando fomos não conseguimos conhecer, pois o acesso é permitido apenas com guias e os horários estavam lotados .
Curiosidade: o Buraco do Padre tem esse nome (bem diferentão) devido aos padres jesuítas que faziam do local um refúgio para a meditação.
Cânion e Cachoeira do Rio São Jorge
Resolvemos conhecer a cachoeira do Rio São Jorge e não esperava encontrar um lugar tão bonito.
Já estávamos na estrada de terra para chegar ao local, quando avistamos o rio. Ao chegar no local achamos maravilhoso. Resolvemos voltar para o lado que avistamos da estrada, uma pequena subida e fomos vendo as pequenas cachoeiras , sendo que em alguns pontos eram formados por lagos mais profundos.
Depois de conhecermos este lado, resolvemos seguir o rio e para nossa surpresa, a parte mais bonita ainda estava por vir. Chegamos ao Cânion e a vista é incrível, já vi lugares bonitos e este não ficou para trás. Em seguida, avistamos a parte de cima da cachoeira do rio. As fotos mostram a beleza do local, mas garanto que ao vivo, é ainda mais bonito.
Depois de vermos toda a parte superior, resolvemos nos arriscar um pouco e descer o Cânion para tentar ver a cachoeira na parte de baixo.
A trilha não é fácil, mas fui determinada a ver a parte de baixo. Claro que o Je me ajudou muitas vezes, ainda mais que não fui com um tênis muito apropriado para esta trilha. Enfim, depois de um tempinho, acabamos encontrando a parte de baixo da cachoeira e sinceramente foi a melhor decisão que tomamos.
Há muitas pedras grandes ao redor e na parte onde a água cai. Mas é maravilhoso ver a cachoeira de baixo e de ver como a natureza no local.
Dicas de Viagem
Hotel – para reservar bons hotéis no local que você vai visitar, recomendamos a utilização do Booking, assim como nós sempre fazemos. Reservando diretamente pelo link disponível aqui no blog, você não paga nada a mais por isso.
Seguro – conheça as melhores opções de seguro viagem para você e sua família na Seguros Promo, onde você pode escolher o seguro que irá se adequar ao seu perfil de viajante. Utilize a seguros promo e se livre de dores de cabeça e complicações em caso de acidentes. Ou mesmo no caso de perda da mala ou de alguma doença. Acesse a Seguros Promo pelo link do blog e não pague nada a mais por isso.
Aluguel de Carro – prefere utilizar carro no seu destino? Nós também. Então conheça as opções de carro na Rentcars, que tem os melhores preços. Reservando diretamente pelo link disponível no blog, você não paga nada a mais por isso.