Brasil,  Paraná

O que fazer na Lapa, pequena cidade histórica no Paraná

A Lapa é uma cidade histórica que fica próxima de Curitiba e fazia um tempo que estávamos com vontade de conhecer. Então aproveitamos um final de semana e fomos até lá.

Um pouco de história

Em 1894 ocorreu o episódio histórico conhecido como Cerco da Lapa. Neste ano houve uma revolução federalista que lutava pela queda do governo de Marechal Floriano Peixoto que era o presidente do Brasil.

Eram 3.000 combatentes federalistas, também conhecidos como maragatos. Eles estavam vindo do Rio Grande do Sul e cercaram os pouco mais de 600 combatentes republicanos. Já estes eram conhecidos como de Pica-paus, que representavam as forças da República.

Foram 26 dias de luta, onde os Pica-paus resistiram bravamente na luta contra os maragatos. Isto permitiu a reorganização das forças militares para a defesa da república, dando início ao processo que deu fim a revolução.

Turismo

Viagem de carro curtinha ou mesmo uma Road Trip sempre nos impulsiona então decidimos e lá fomos nós dois. Saímos de Curitiba, pela BR 476 e em cerca de uma hora estávamos no nosso destino. Nossa primeira parada na cidade histórica, foi na central de informações turísticas para saber um pouco sobre os locais que iríamos conhecer e pegar um guia turístico.

Sempre pegamos estes guias nas cidades que vamos visitar, pois além de ter um mapa da cidade com os principais pontos turísticos. Às vezes nos mostra algo a mais que deixamos passar quando pegamos as informações no Google.

Mapa na mão, nossa primeira parada deveria ter sido o Monumento ao Tropeiro. Mas resolvemos conhecer por último, porque seria a saída da cidade. Mas, começou a chover muito e não conseguimos ver de perto o monumento, que é um mosaico de Poty Lazzaroto (artista paranaense).

Casa Vermelha

A Casa Vermelha foi construída no início do século XIX e tinha duas serventias, servia de moradia e de armazém de secos e molhados, atendendo os tropeiros que passavam pela cidade.

A construção é bem interessante (para quem gosta de observar os diversos tipos de construção). É feita no sistema de “taipa” ou “pau a pique”. Segundo o Wikipédia é uma técnica antiga de construção que consiste no entrelaçamento de madeiras, bambu, na vertical e horizontal  amarradas com cipó, formando uma espécie de grade fixada no chão. Os vãos eram preenchidos com barro e assim a parede era formada. O acabamento podia ser rústico ou alisado e depois podia ser revestido com cal, o que protegia as paredes.

Atualmente, a Casa Vermelha abriga o Museu dos Tropeiros, a Sala da Congada (que é uma festa cultural e religiosa afro-brasileira que recria a coroação de um rei ou rainha do Congo) e o Centro de Artesanato local.

 

Theatro São João

O Theatro São João começou a ser construído em 1873 e acredita-se que em 1876 foi concluído, mas os poucos registros da época não dão certeza sobre o assunto.

Em 1880 o Imperador D. Pedro II e sua comitiva, visitaram o teatro, o que marcou a história do local.

Foi restaurado e reinaugurado em 1976, cerca de 100 anos depois de sua conclusão, quando passou a ser utilizado pelas companhias teatrais do Paraná e de outros estados.

 

Museu Histórico General Carneiro

O Museu Histórico da Lapa foi utilizado como casa do Dr. João Cândido Ferreira e também como enfermaria na época em que ocorreu o cerco da Lapa.

O local foi transformado em museu e guarda gravuras e objetos que relembram o período da revolução. Também reconstitui o cenário da morte de um dos generais combatentes, o General Carneiro, que foi ferido em combate e faleceu dois dias depois.  No museu foram guardados os objetos pessoais do general, como sua carabina, espada, diário, medalhas e outros objetos, que juntamente com os objetos pessoais de outros combatentes, formam o acervo do Museu Histórico da Lapa.

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz teve sua construção finalizada em 1784 em homenagem a Santo Antônio, que é padroeiro da cidade.

É uma construção bem antiga e foi construída no estilo colonial português e foi tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional (IPHAN) em abril de 1938.

 

Casa Lacerda

A Casa Lacerda pertencia ao coronel Joaquim de Rezende Correia de Lacerda, que era um dos principais personagens do Cerco da Lapa, ao lado do General Carneiro e serviu de quartel para os republicanos na época.

Foi construída em 1842 e preserva os móveis e objetos originais.

Panteon dos Heróis

Inaugurado em 1944, o monumento chamado de Panteon dos Heróis. Foi construído para abrigar os restos mortais de diversos combatentes que foram mortos no Cerco da Lapa e também para homenageá-los.

Casa da Memória

Local histórico que conserva documentos históricos da cidade tem uma história inusitada. Um morador da cidade apostou na loteria imperial e ganhou o prêmio máximo. Resolveu então construir sua casa e como havia sonhado com cavalos alados um pouco antes de ganhar tal prêmio, decidiu que cavalos alados seriam esculpidos na fachada de sua casa.

Parque Estadual do Monge

O parque foi criado em 1960 e tem uma área com cerca de 55 hectares de mata e quedas d´água.

No local está a Gruta do Monge, dedicada ao místico Monge João Maria D´Agostinis. O monge era uma espécie de curandeiro local e sempre demonstrava sua fé com todos que encontrasse. Alguns milagres foram atribuídos a ele, sendo que várias pessoas vão até o local para pedir por todo tipo de cura.

 

Passeio

Antes de irmos até o Parque Estadual do Monge, fizemos uma parada para almoçar. Fomos no Restaurante Lipski, que serve comida típica lapeana. Pedimos uma sequência lapeana para dois e nos acabamos de comer.

Este foi nosso passeio até a Lapa, que é uma linda cidade histórica. Infelizmente o tempo estava bem fechado e quando chegamos à Gruta do Monge começou a chover muito forte. Tivemos que sair correndo de lá, chegando encharcados no carro. Ainda bem que levamos moletom, que acabamos trocando no carro mesmo.

Com isso, deixamos de conhecer a famosa coxinha de farofa. O quitute nada mais é do que uma farofa bem úmida, feita com frango e que é envolvida em massa de pastel e frita. Já ouvimos falar muito no salgado, mas a chuva não nos deixou experimentar. Mais um motivo para voltar para a Lapa!

Leia aqui sobre nosso passeio na Estrada da Graciosa, outro local ideal para fazer uma viagem rápida, para quem está em Curitiba.

Outro lugar perfeito para um bate e volta de Curitiba, ou ainda um final de semana é a região de Ponta Grossa. A Julyanna, do blog Rotas Incríveis conheceu a região, leia mais em o que fazer em Ponta Grossa.

Dicas para planejar sua viagem

Sempre que possível planeje ao menos os itens abaixo para sua viagem. Em nosso roteiro em Bento Gonçalves tivemos o cuidado de reservar o hotel pelo Booking. Apesar de termos estranhado a região em que o hotel ficava (não observei o mapa disponível no endereço do hotel) o hotel era exatamente o que tínhamos visto nas fotos.

Hotel – para reservar bons hotéis no local que você vai visitar, recomendamos a utilização do Booking, assim como nós sempre fazemos. Reservando diretamente pelo link disponível aqui no blog, você não paga nada a mais por isso.

Seguro – conheça as melhores opções de seguro viagem para você e sua família na Seguros Promo, onde você pode escolher o seguro que irá se adequar ao seu perfil de viajante. Utilize a seguros promo e se livre de dores de cabeça e complicações em caso de acidentes, perda de mala ou até mesmo de alguma doença. Acesse a Seguros Promo pelo link do blog e não pague nada a mais por isso.

Aluguel de Carro – prefere utilizar carro no seu destino? Nós também. Então conheça as opções de carro na Rentcars, que tem os melhores preços. Reservando diretamente pelo link disponível no blog, você não paga nada a mais por isso.

One Comment

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!