Europa,  França

Visitando o Museu do Louvre

Estar em Paris era como estar em um sonho. Mas estávamos ali. Então, cada minuto do nosso tempo contava e eu queria ver tudo em Paris. O Museu do Louvre era um dos locais que queríamos conhecer e então saímos logo do hotel.

Fomos ao nosso ponto de referência, Torre Eiffel claro e dali pegamos o ônibus de turismo, o que pensando bem, nem era necessário. Mas como não conhecíamos a cidade achamos melhor não arriscar. Além disso, o dia estava bem fresquinho e estava com cara de chuva…

O Museu

O Museu do Louvre é um dos monumentos históricos de Paris e o maior museu de arte do mundo e também o mais visitado. Ele está localizado no Palácio do Louvre, que era inicialmente uma fortaleza e que com o passar do tempo perdeu sua função de defesa, até que foi ampliado e transformado no Palácio que era a residência dos reis franceses, até que em 1682, Luis XIV resolveu que a residência real seria o Palácio de Versalhes.

O Palácio do Louvre passou então a exibir coleções de arte real, sendo que em 1793 foi inaugurado o museu, passando por transformações durante os anos que viriam, até chegar ao atual Museu do Louvre e sua impressionante coleção de arte.

Entrada no Museu

O acesso principal do museu é pela famosa pirâmide de vidro, que fica no meio do complexo do Louvre. Ela está acima do centro de visitantes. Entramos em uma fila enorme, mas não demoramos muito para entrar  no museu. O difícil foi escolher o que iríamos conhecer primeiro.

Antiguidades Egípcias

Começamos pelo acervo da antiguidade egípcia e dentre outras obras de arte há uma esfinge  (pequena é claro),  o escriba sentado, a estátua de Amenemhatankh.

Arte Grega, Romana e Etrusca

Passamos pela arte grega, romana e etrusca onde vimos, dentre outras maravilhas, a Vênus de Milo.

Pinturas

Conhecemos o quadro da Monalisa, que é a obra de arte mais disputada na visitação do Louvre, quase impossível de chegar perto, principalmente devido ao grande número de pessoas querendo fazer um selfie com ela.

Esculturas

Uma das esculturas que me chamou muito a atenção foi a Pietá, quase chorei com ela.

novo dia paris8

Louvre Medieval

Visitamos ainda o Louvre medieval, que foi redescoberto pelas escavações arqueológicas.

 

Infelizmente não pudemos visitar o Museu inteiro, pois demoraria vários dias para isso, mas na próxima vez que for a Paris, voltarei ao Louvre para uma visita em outros acervos.

Saímos do museu com gostinho de quero muito mais, mas não fiquei triste não, porque tínhamos muito o que ver em Paris ainda.

Fomos almoçar, Il Gigolo novamente, para depois voltar ao ônibus e terminar o tour.

Infelizmente a chuva apertou e não pudemos mais descer e nem ver muita coisa, principalmente em Montmartre, que é um bairro boêmio de Paris, muito famoso, onde está o Moulin Rouge, que é um cabaré famoso de lá e também a Igreja Sacré-Coeur. Sem problemas, fica para a próxima visita a Paris.

 

 

 

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!