Dicas para viajar mais gastando menos
Você já parou para pensar o que te faz querer viajar cada vez mais? Para alguns é uma necessidade, para outros curiosidade e para outros tantos pode ser simplesmente um impulso. Para nós é tudo isso e muito mais e para isso temos que planejar nossas viagens porque o dinheiro e o tempo ainda são problemas a serem contornados.
Planejamento
Grandes ou pequenas viagens podem ser planejadas com economia e do jeito que a gente gosta. Então, se quer viajar mais, planeje sua viagem e deixe-a do seu jeito.
Viagens maiores (para lugares distantes) precisam de maior planejamento e de mais tempo para isso.
Mas nunca deixe de lado as viagens mais curtas, mais próximas, que podem ser feitas em fins de semana ou em feriados.
Dicas para viajar mais, gastando menos
Tenha em mente destinos que te atraem, mas nunca descarte outros, uma viagem para um destino não sonhado pode te surpreender.
Meios de transporte
O destino é perto? Carro ou ônibus resolverão seu problema. Se for de carro, mantenha-o sempre com as revisões em dia, pneus em ordem, etc.
Se for de ônibus, pesquise os itinerários, empresas que podem te levar até lá, valores, etc.
Se for de avião, busque promoções em sites de buscas por passagens, mas neste caso, a viagem deverá ser programada com um tempo maior, porque normalmente os melhores preços de passagens aéreas são para uns quatro meses a frente.
Hospedagem
Definiu o destino e como chegará até lá? Pesquise a hospedagem, sites como o hotel urbano e o booking são ótimas ferramentas para pesquisar hotéis, hostels e até mesmo casas e apartamentos para alugar por curta temporada. O AIRBNB também oferece esta opção, mas nunca utilizamos.
O que fazer no destino
Definido o destino, o transporte e a acomodação, inicie a etapa de planejamento no destino. O que há para fazer no local, o que você vai visitar, que tipos de bares ou restaurantes há no local e que você gostaria de conhecer. Pense em tudo o que você gosta de fazer em suas viagens, ou o que tem vontade de fazer e faça uma lista.
Verifique também os meios de transporte do local e a distância dos lugares que quer conhecer, para programar o tempo de visitação e de deslocamento, bem como tudo o que você pode fazer em cada dia. Lembre de deixar um tempo extra entre cada visitação, pois imprevistos podem acontecer.
Nós viajamos muito de carro e usamos o Google Maps, então esta etapa é mais simples. Mas, mesmo em viagens mais longas e sem carro, procuramos conhecer o sistema de metro e de ônibus para ver as melhores opções de transporte.
Sempre procuramos conhecer locais que não cobram entrada e, só pagamos se for algo que realmente queremos conhecer (se vai valer à pena, você só vai saber entrando).
Tempo em cada local
Não gostou do ponto turístico? Vá embora, sem ressentimentos!
Não perca tempo com lugares que você não curtiu. Aproveite o seu tempo na cidade com lugares que você goste.
Gostou muito? Curta, fique mais um tempinho não deixe de aproveitar o lugar por causa do tempo, mude a programação.
Planejamento financeiro
E por último, faça um planejamento financeiro para sua viagem, estipule quanto você pode gastar no total e com isso limite seu gasto diário. Quando viajamos, normalmente procuramos hotéis com café da manhã incluso na diária. Como não acordamos cedo, tomamos um bom café e durante o dia comemos uma fruta ou um pequeno lanche e à noite procuramos um bom lugar para jantar. Isto porque gostamos de bater perna o dia inteiro, não queremos parar para almoçar, o que queremos é aproveitar o passeio.
Todas estas dicas vão ajudar você a planejar sua viagem e com isso é possível gastar menos.
Está planejando uma road trip? Nós fizemos várias e amamos, leia sobre a nossa viagem para o Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, foi uma delícia.
Precisa de outras dicas de viagem? Entre em contato com a gente!