Brasil,  Foz do Iguaçú,  Paraná

Conhecendo o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas

Conheci o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas há muitos anos (1982), quando fiz uma viagem com meus pais e irmãos. Fizemos esta viagem para conhecer as Sete Quedas do Rio Paraná, que seriam inundadas para criar o lago de Itaipu.

Em 2010 e 2016, voltamos para Foz do Iguaçu para mostrar as Cataratas para meus filhos, que ficaram impressionados com as cataratas.

Um pouco de história

O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, foi criado em 1939 para proteger a fauna e a flora local.

Em 1986, o parque foi instituído como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.

Em 1999 foi constituída a Cataratas do Iguaçu S.A. que realiza a administração de áreas concedidas pelo Ibama dentro do Parque, com infraestrutura de apoio aos turistas.

O Parque

O Parque Nacional do Iguaçu tem a seguinte estrutura para os turistas:

  • Centro de Visitantes, é onde o passeio começa, local de informações, venda de ingressos, lojinhas.
  • Espaço Naipi, onde está o mirante de todo o cânion das cataratas. Está localizado no final da trilha das cataratas, infraestrutura de apoio ao parque, com três níveis e acesso a passarela da Garganta do Diabo.
  • Espaço Porto Canoas, onde está a infraestrutura de apoio ao parque, restaurante, lojas, espaço para eventos.
  • Espaço Tarobá, espaço no meio da trilha das cataratas para repor as energias, com infraestrutura de apoio ao parque.

Possui ainda um sistema de transporte dentro do Parque, com 18 ônibus ao todo, que faz o transporte dos turistas dentro do parque.

As Cataratas

As Cataratas do Iguaçu são formadas pelas quedas do Rio Iguaçu, 19 ao todo, sendo 5 do lado brasileiro e 14 do lado argentino. As quedas variam de alturas que vão de 40 a 80 metros. Para chegar até as quedas, passamos por trilhas na meio da mata e em alguns pontos é possível ver as quedas.

A época de maior vazão nas cataratas é de outubro a março, época mais chuvosa na região.

A Trilha das Cataratas é de onde se tem uma vista maravilhosa do lado argentino e ela termina nas quedas maiores e principais.

Ao final da trilha chegamos a passarela, onde estão algumas quedas, mas, o mais impressionante, foi ver de perto a Garganta do Diabo. É água que não acaba mais, lindo demais de se ver. Dá um certo medo de ficar na borda da passarela, mas é impressionante a beleza selvagem da natureza.

Na passarela, o banho é garantido e faz parte do passeio. Se não quiser se molhar muito, melhor usar uma capa de chuva.

Outra Informações

No site do parque há diversas informações úteis, como localização, horários, mapa do parque e também é possível comprar os ingressos antecipadamente.

O parque das cataratas está aberto diariamente, das 9 hs às 17 hs.

Clique no link para saber mais sobre Foz do Iguaçu e sobre o que fazer na região.

Aproveite e reserve aqui seu hotel em Foz do Iguaçu, o blog tem parceria com o Booking, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Quer saber? Eu amo viajar!

Se quiser alugar um carro, para sair do aeroporto e andar pela cidade com maior liberdade, temos parceria com a RentCars. Você não paga nada a mais alugando o carro pelo nosso blog e nos ajuda a mantê-lo.

Agradecimento

Todas as fotos deste post são de autoria de Kica Cascardo, a quem agradecemos por ter autorizado o uso das imagens feitas por ela em seu passeio à Foz do Iguaçu.

3 Comments

E então, gostou no nosso blog? Deixe um comentário!